Estudo analitico de um veiculo sobre trilhos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Z14e
Campinas, SP : [s.n.], 1975.
107 p. : il.
Orientador: Hans Ingo Weber
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas
Resumo: Faz-se um estudo analítico de um modelo fisico simplificado de um veículo ferroviário de suspensão convencional. As equações de movimento são obtidas para uma trajetória curvilínea e se discute a validade do modelo fisico adotado para este caso. Demonstra-se o desacoplamento dos movimentos...
Resumo: Faz-se um estudo analítico de um modelo fisico simplificado de um veículo ferroviário de suspensão convencional. As equações de movimento são obtidas para uma trajetória curvilínea e se discute a validade do modelo fisico adotado para este caso. Demonstra-se o desacoplamento dos movimentos de deslocamento vertical, inclinação e balanço do vagão e trucks para uma trajetória retilínea. Faz-se uma análise detalhada do movimento vertical por uma metodologia que oferece as diversas características do comportamento dinâmico do sistema. A partir de parâmetros de projeto (fator de amortecimento, rigidez, relação de massas), determina-se o grau de estabilidade, resposta à excitação impulsiva e à excitação harmônica. Dos diagramas frequência-amplitude são obtidas uma série de conclusões interessantes. O mesmo procedimento e aplicado ao movimento de balanço
Abstract: An analytical investigation of a simplified physical model of a railway vehicle with conventional suspension is presented. One obtains the equations of motion on a curved track and discusses the validity of the model for this case. One shows the uncoupling of the vertical motion, the roll...
Abstract: An analytical investigation of a simplified physical model of a railway vehicle with conventional suspension is presented. One obtains the equations of motion on a curved track and discusses the validity of the model for this case. One shows the uncoupling of the vertical motion, the roll motion and the pitch motion on a straight track. One makes a detailed analysis of the vertical motion following a procedure that gives the dynamical behavior of the system. The degree of stability, the response to an excitation and the response to a harmonic excitation is determined for different design data (damping ratio, stiffness, mass ratio). Interesting conclusions are obtained from the frequency-amplitude diagram. The same procedure is applied to the roll motion