Conceitos geometricos atraves da linguagem LOGO
Maria Cecilia Calani
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B231c
Campinas, SP : [s.n.], 1981.
125f. : il.
Orientador : Fernando Curado
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Resumo: O trabalho aqui apresentado é um estudo e proposta de metodologia de uso da linguagem de programação LOGO no ensino de conceitos geométricos para crianças. O conteúdo de geometria a bordado é o sugerido pelos "Guias Curriculares para o Ensino de 1º Grau do Estado de são Paulo". A metodologia...
Ver mais
Resumo: O trabalho aqui apresentado é um estudo e proposta de metodologia de uso da linguagem de programação LOGO no ensino de conceitos geométricos para crianças. O conteúdo de geometria a bordado é o sugerido pelos "Guias Curriculares para o Ensino de 1º Grau do Estado de são Paulo". A metodologia proposta utiliza idéias de computação, inteligência artificial e teorias de aprendizagem. No contexto computacional são utilizados, como ferramentas, os conceitos de primitivas, procedimentos, procedimentos recursivos, depuração de procedimentos, heurísticas para resolução de problemas, etc. Cerca de 15 crianças na faixa etária dos 8 aos 12 anos participaram dos experimentos, agrupadas duas a duas, com escolaridade equivalente, em sessões semanais de uma a duas horas de duração, utilizando o terminal gráfico GT-40 instalado numa sala Centro de Computação da UNICAMP.
Ver menos
Abstract: This work shows a study and a proposal for a methodology to teach geometric concepts t9 children using the LOGO' prograrnrning language. The geometric concepts considered were suggested by the "Guias Curriculares para o ensino de 19 Grau do Estado de são paulo" (Oficial Curriculum for the...
Ver mais
Abstract: This work shows a study and a proposal for a methodology to teach geometric concepts t9 children using the LOGO' prograrnrning language. The geometric concepts considered were suggested by the "Guias Curriculares para o ensino de 19 Grau do Estado de são paulo" (Oficial Curriculum for the Public System of Schools - State of são Paulo). The proposed methodology draws it ideas from computer science, artificial intelligence and learning theory. The tools used in the computacional context are the concepts of primitives, procedures, recursive procedures, debbuging and problem solving heuristics. Nearly 15 children between 8 and 12 years old took part in the experiments, grouped by pairs in weekly sessions of about 1 to 2 hours. A GT-40 graphic terminal was used.
Ver menos
O exemplar da FE pertence a Coleção de Teses do Circulo de Estudos, Memoria e Pesquisa em Educação Matematica (CEMPEM)
Conceitos geometricos atraves da linguagem LOGO
Maria Cecilia Calani
Conceitos geometricos atraves da linguagem LOGO
Maria Cecilia Calani
Exemplares
Nº de exemplares: 3
Não existem reservas para esta obra