Adultos não-alfabetizados : o avesso do avesso
TESE
Português
T/UNICAMP T319a
Campinas, SP : [s.n.], 1986.
239f.
Orientador: Angela Kleiman
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho tem como objetivo tentar explicitar alguns aspectos do funcionamento cognitivo de um grupo de adultos brasileiros não-alfabetizados, através da observação de como usam a linguagem, em situação dialógica, diante de uma tarefa especifica: a compreensão de raciocinios...
Resumo: Este trabalho tem como objetivo tentar explicitar alguns aspectos do funcionamento cognitivo de um grupo de adultos brasileiros não-alfabetizados, através da observação de como usam a linguagem, em situação dialógica, diante de uma tarefa especifica: a compreensão de raciocinios lógico-verbais. Apesar de haverem sido testados em uma situação controlada experimentalmente, a análise das produções verbais dos sujeitos, no entanto, foi efetuada seguindo a metodologia de Análise do Discurso, o que permitiu que fossem considerados como relevantes dados emergentes durante o processo de enunciação, tais como a produção de sincretismos e o uso de modalidades. Apesar de não haver sido encontrada qualquer evidência da existência de
raciocinio lógico em populações ágrafas, em estudos trans-culturais anteriores, esta pesquisa revelou alguns sujeitos que demonstraram ter adquirido os atributos cognitivos necessários para a compreensão dos silogismos¿Observação: O resumo, na íntegra poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract
Adultos não-alfabetizados : o avesso do avesso
Adultos não-alfabetizados : o avesso do avesso
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