Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
Solange Franci Raimundo Yaegashi
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Y11a
Campinas, SP : [s.n.], 1992.
156f. : il.
Orientador : Fermino Fernandes Sisto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar se ocorre a evolução e a aprendizagem de possiveis em crianças que são submetidas a um processo de intervenção que utiliza o método clinico piagetiano como técnica experimental. Além disso, procurou verificar se a experiência de aprendizagem...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar se ocorre a evolução e a aprendizagem de possiveis em crianças que são submetidas a um processo de intervenção que utiliza o método clinico piagetiano como técnica experimental. Além disso, procurou verificar se a experiência de aprendizagem dos possiveis tem alguma influência sobre a aquisição do conceito de inclusão de classes na criança. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro, procedeu-se a uma retomada teórica sobre o desenvolvimento cognitivo da criança, a evolução dos possiveis e o processo de aprendizagem segundo um ponto de vista piagetiano. No segundo momento, de natureza empirica, trabalhou se com 55 crianças de 5 a 9 anos de idade, as quais foram pré testadas em duas provas especificas: inclusso de classes e recortes dos quadrados. Dez sujeitos foram designados para fazerem parte do grupo de controle e outros 10 foram para o grupo experimental, o qual foi submetido a um processo de intervennço. Um dia apps o ttrmino deste processo aplicou-se o pps-teste imediato e duas semanas apps o mesmo aplicou-se o ppss teste retardado. Os resultados mostram que todos os sujeitos do grupo experimental passaram a apresentar co-possiveis e que a aprendizagem provocada pelo processo de intervennço influenciou
na aquisiiço do conceito de inclusso de classes Ver menos
na aquisiiço do conceito de inclusso de classes Ver menos
Abstract: This present work had as it objective investigate if occurs evolution and learning of possibles in children which are submitted to an intervention process which uses the piagetian clinical method as experimental tecnic. Besides, was sought to verify if the learning experience of the...
Ver mais
Abstract: This present work had as it objective investigate if occurs evolution and learning of possibles in children which are submitted to an intervention process which uses the piagetian clinical method as experimental tecnic. Besides, was sought to verify if the learning experience of the possibles had "some influence over the acquisition of the concept of inclusion of the classes in children. Thus, this work was developed in two periods. At the first, proceeded a theorical retake about the cognitive develoPment of the child, the evolution of possibles, and the process of learning from Piaget's point of view. The second period, of empiric nature, was worked with 55 children from 5 to 9 years old, which were pre-tested in two specific tests: inclusion of the classes and cut outs. Ten pupils were designated to be part of the control group and 10 others were sent to the experimental group, which were submitted to an intervention processo One day after the end of this process, was applied a post-test and two weeks later was applied a later post-test. The results showed that alI who were subject of the experimental group started to present co-possibles and that the learning caused by the intervention process influenced in .the acquisition of inclusion of the classes concept
Ver menos
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
Solange Franci Raimundo Yaegashi
Aprendizagem de possiveis e inclusão de classes
Solange Franci Raimundo Yaegashi
Exemplares
Nº de exemplares: 3
Não existem reservas para esta obra