Analise dos sistemas de alimentação escolar em cinco municipios do Estado de São Paulo
Marilia Regini Nutti
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP N97a
Campinas, SP : [s.n.], 1986.
338f.
Orientador : Jose Martins Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Resumo: Com o objetivo de estudar o Sistema de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo, foi feita uma pesquisa baseada em dados colhidos nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Campinas e São Paulo. No período de 1981 e 1982 foi estudado o sistema centralizado de...
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Resumo: Com o objetivo de estudar o Sistema de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo, foi feita uma pesquisa baseada em dados colhidos nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Campinas e São Paulo. No período de 1981 e 1982 foi estudado o sistema centralizado de Merenda Escolar, nos cinco municípios. Em 1984 realizou-se um estudo da implantação do sistema descentralizado de Merenda Escolar. Foi utilizada uma metodologia que se valeu da realização de entrevistas com formulários semi-estruturado, observação direta, observação participante e informações registradas. Os dados foram tabulados em fichas e diário de campo. Foi calculado o aporte protéico-calórico da Merenda Escolar servida e com parada com o aporte protéico-calórico requerido pelo Programa de Merenda Escolar. Concluiu-se, quanto ao sistema centralizado de Merenda Escolar no Estado de São Paulo, que a eficiência está diretamente ligada a existência de corpo técnico especializado em alimentação e nutrição, elaboração de cardápios, treinamento de merendeiras e relação entre os órgãos coordenadores do Programa de Merenda Escolar, a nível municipal, estadual e federal. Aprincipal falha do sistema centralizado de Merenda Escolar está em não atingir o aporte calórico-protéico proposto pelo programa, com a Merenda Escolar servida. Quanto ao sistema descentralizado de Merenda Escolar no Estado de São Paulo, o estudo foi realizado ainda no estágio de implantação, e concluiu-se que o sistema foi implantado sem a infra-estrutura técnico-científica necessária a ele
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Abstract: The aim of this research is to evaluate the School Lunch Programme in the State of São Paulo, based on the analysis of data collected in five cities: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Campinas and São Paulo. The existing centralized School Lunch programme in the above...
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Abstract: The aim of this research is to evaluate the School Lunch Programme in the State of São Paulo, based on the analysis of data collected in five cities: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Campinas and São Paulo. The existing centralized School Lunch programme in the above mentioned cities, at the time, was studied during the years of 1981 and 1982. The implementation of a decentralized School Lunch programme by the State Government in 1984 was also studied. The methodology used in both cases included interviews, direct and participant observation and the analysis of the official data available. The information was transcribed to specially standardized cards and a field diary. The protein calorie value of the serving portion was calculated and compared to the values required by the School Lunch Programme. The efficiency of the centralized School Lunch Programme was observed to be closely linked to the existence specialized food and nutrition personnel, the training of cooks, the elaboration of menus, and the relationship among the various coordinating institutions at municipal, state and federal levels. The main drawback observed was that serving portion did not reach the protein-calorie value required by the School Lunch Programme. As far as the decentralization of School Lunch Programme is concerned, this research shows that the afore mentioned scheme was implemented without the technical and scientific infra-structure needed
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