Estruturação e organização das cargas de treinamento em natação nas categorias Mirim I e II, Petiz I e II e Infantil I e II
Fernanda Bazo Bergamim
TCC
Português
TCC/UNICAMP B452e
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
71 p.
Orientador: Orival Andries Junior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Na modalidade natação, como ocorre em muitos esportes, a iniciação esportiva ocorre entre 7 e 12 anos de idade e os treinos considerados ¿fortes¿ entre 12 e 15 anos (PERES; LOVISOLO, 2006). No entanto a má administração das cargas de treinamento em jovens atletas pode causar influências...
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Resumo: Na modalidade natação, como ocorre em muitos esportes, a iniciação esportiva ocorre entre 7 e 12 anos de idade e os treinos considerados ¿fortes¿ entre 12 e 15 anos (PERES; LOVISOLO, 2006). No entanto a má administração das cargas de treinamento em jovens atletas pode causar influências imediatas ou crônicas, como complicações na saúde física e mental, o abandono do esporte, lesões esportivas, entre outros. (MAGLISCHO, 1999; MAKARENKO 2001; BOMPA, 2002; PARRA 2005; PLATONOV 2008). Por isso o presente estudo aplicou um questionário a treinadores de categorias menores (Mirim, Petiz e Infantil) a fim de observar a organização e estruturação da equipe e das cargas de treinamento e confrontar tais dados com a fundamentação teórica realizada anteriormente. Para assim, analisar se há ou não uma lacuna entre os dados obtidos e o que a literatura preconiza. Metodologia: Participaram do estudo 13 técnicos de natação com experiência de, ao menos 5 anos de profissão. Além disso, os técnicos estavam treinando alguma equipe de natação competitiva filiada à FAP que inclua atletas das categorias Mirim I e II (9 e 10 anos), Petiz I e II (11 e 12 anos) e Infantil I e II (13 e 14 anos). O contato com esses técnicos foi realizado pessoalmente durante o ¿IX Campeonato Paulista de 2ª Divisão de Verão¿. Os questionários aplicados foram padronizados e continham 22 questões abertas e fechadas a respeito da estruturação da equipe e da organização das cargas de treinamento das categorias estudadas na presente pesquisa. Os dados foram analisados quantitativamente, com o auxílio de tabelas e gráficos do Windows Microsoft Excel®, e qualitativamente, com a análise descritiva dos dados obtidos pelos questionários. Resultados: Os dados obtidos nas categorias Mirim I e II e Petiz I e II foram muito variados, principalmente aqueles referentes às capacidades de velocidade e força/potência. Já para as categorias Infantil I e II foram encontrados valores mais próximos em todas as capacidades, apesar de alguns treinadores superestimarem as capacidades de força/potência e velocidade de seus atletas. Além disso, observou-se que a maioria das equipes apresentou diferenciação entre gêneros nos treinos, e também que a maioria das equipes realizavam testes variados e possuíam uma equipe multidisciplinar. Conclusão: Os dados obtidos de acordo com as respostas referentes às categorias Mirim I e II e Petiz I e II mostram uma falta de consenso dos técnicos em relação à intensidade, volume e frequência do treinamento. A categoria Infantil I e II na maioria das equipes tende a apresentar treinos mais formalizados, provavelmente pelo fato desse período coincidir com a fase da especialização esportiva e da puberdade. As equipes de natação aparentam ter uma estrutura satisfatória para a realização de um treinamento em longo prazo que possibilite o sucesso desses jovens atletas em categorias adultas, além de auxiliar na prevenção de lesões esportivas e o abandono do esporte como consequência de um processo de treinamento inadequado
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Abstract: In swimming, like it happens in many other sports, the sportive initiation occurs around 7 to 12 years old and the ¿strong¿ practices begin around 12 to 15 years (PERES; LOVISOLO, 2006). However, the bad administration of the training loads for young athletes may cause immediate or chronic...
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Abstract: In swimming, like it happens in many other sports, the sportive initiation occurs around 7 to 12 years old and the ¿strong¿ practices begin around 12 to 15 years (PERES; LOVISOLO, 2006). However, the bad administration of the training loads for young athletes may cause immediate or chronic influences to these individuals, like mental and physical health complications, sport abandonment, sportive lesions, among other things (MAGLISCHO, 1999; MAKARENKO 2001; BOMPA, 2002; PARRA 2005; PLATONOV 2008). Therefore, the present study applied a questionnaire for age groups coaches intending to notice the organization and structuring of the teams and their training loads, to confront these data with the theoretical foundation previously made. Thereby, analyzing if there is a gap between the acquired data and what is provided by the literature. Methodology: The subjects of this research were 13 swimming coaches with at least 5 years of professional experience. Besides, the coaches have to be in charge of a competitive swimming team affiliated to FAP that includes athletes from the classes: Mirim I and II (9-10 years), Petiz I and II (11-12 years) and Infantil I and II (13-14 years). The contact with these coaches was made during the ¿IX 2nd Division Paulista Summer Championship¿. The applied questionnaires were standardized and contained 22 open and closed questions about the structuring of the teams and the organization of the training loads of the age groups studied in the present research. Data were analyzed quantitatively, aided by the use of charts and graphics from Windows Microsoft Excel®, and qualitatively, with descriptive analysis of the data obtained with the questionnaires. Results: The obtained data about the groups Mirim I and II and Petiz I and II are diversified, mainly those referent to velocity and strength/power capacities. For the classes Infantil I and II were found closer values for all capacities, despite the fact that some coaches overestimate the velocity and strength/power capacities of their athletes. Besides, it was noticed that the majority of the teams presents gender differentiation in the practices; also most teams realize multiple tests and had a multidisciplinary staff. Conclusion: Data obtained according to the answers referent to Mirim I and II and Petiz I and II age groups show a lack of consensus among the coaches regarding intensity, volume and frequency of training. The age groups Infantil I and II, in the teams¿ majority, tend to present more formal practices, mainly for the fact that this period matches with sportive specialization and puberty. The swimming teams apparently have a satisfactory structure to realize long term training that can enable the success of these young athletes in senior groups, also helping to prevent sportive lesions and sport abandonment as consequence of a inadequate process of training
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Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000480744
Estruturação e organização das cargas de treinamento em natação nas categorias Mirim I e II, Petiz I e II e Infantil I e II
Fernanda Bazo Bergamim
Estruturação e organização das cargas de treinamento em natação nas categorias Mirim I e II, Petiz I e II e Infantil I e II
Fernanda Bazo Bergamim
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