Duas fases na aquisição de padrões linguisticos por adolescentes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C14d
Campinas, SP : [s.n.], 1978.
137 f. : il.
Orientador : Brian Franklin Head
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: O presente trabalho de dissertação visa a investigar duas fases na aquisição de padrões lingüísticos por adolescentes entre 10 e 18 anos, na área metropolitana de São Paulo, segundo o modelo proposto por Labov no artigo "Stages in the acquisition os Standard English". Esta investigação...
Resumo: O presente trabalho de dissertação visa a investigar duas fases na aquisição de padrões lingüísticos por adolescentes entre 10 e 18 anos, na área metropolitana de São Paulo, segundo o modelo proposto por Labov no artigo "Stages in the acquisition os Standard English". Esta investigação limita-se, portanto, ao terceiro e quarto estágios do modelo citado, que consistem no reconhecimento de diferenças entre variantes sociais e na capacidade de usá-las rumo a um padrão de prestígio. Com variantes típicas, previamente selecionadas, foram aplicados dois testes com o fim de medir a capacidade auditiva de reconhecer as diferenças e a capacidade de reconhecer o valor social dos desvios. Como tais habilidades não são objetos de sistematização escolar, foi incluída uma terceira que consiste na capacidade de reconhecer o padrão normativo de correção. Os dados são abordados segundo os seguintes fatores sociais: nível sócio-econômico, grau de escolaridade (5ª a 8ª séries), idade (10 a 18 anos) e sexo
Abstract: Not informed