O discurso amoroso do (NA) MPB
Selene Santa Rosa Macieiras e Guimarães
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G947d
Campinas, SP : [s.n.], 1989.
184f.
Orientador: Eni Pulcinelli Orlandi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo do Discurso Amoroso da Música Popular Brasileira dentro da metodologia proposta pela Análise
de Discurso. Inicialmente, abordo a questão da seleção do corpus através de sucessivas e significativas filtragens que este se delimita. Estudando, então,... Ver mais Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo do Discurso Amoroso da Música Popular Brasileira dentro da metodologia proposta pela Análise
de Discurso. Inicialmente, abordo a questão da seleção do corpus através de sucessivas e significativas filtragens que este se delimita. Estudando, então, discursivamente, as letras de sambas líricos-amorosos e sambas-canções, de Ataulfo Alves e Lupiscínio Rodrigues, procuro investigar como através da figura da mulher, amoroso, presença constante e ausência inevitável, se constrói identidade do sujeito amoroso. Na tentativa de deslocar o t.ema amoroso como "mera banalidade", lugar tão somente do mesmo, da reprodução, e demonstrá-lo, ao contrário, como possibilidade de ruptura, de transformação, busco descrever, a partir de determinados conceitos teóricos estabelecidos pela Análise de Discurso, a relação que se pode observar entre discurso amoroso da MPB (enquanto discurso pertencente a um grupo social dominado) e discurso cientifico (enquanto discurso pertencente a um grupo social dominante) isto porque, revestindo-se o tema amoroso de uma função estruturante, importa sobretudo ao discurso amoroso o compromisso da explicação, da descrição, da definição, enfim, da organização de um "eu", identidade representativa de uma cultura dominada. É ainda no quadro dessa preocupação a respeito da relação de forças (conflito ideológico) entre grupos sociais distintos, constitutiva de seus discursos, que se insere, e se desenvolve, a discussão sobre as condições sócio-históricas de surgimento do samba e sambacanção; pois que a determinação do que vem a ser orodução popular, de um grupo a outro, participa sianificativamente do dizer amoroso da MPB Ver menos
de Discurso. Inicialmente, abordo a questão da seleção do corpus através de sucessivas e significativas filtragens que este se delimita. Estudando, então,... Ver mais Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo do Discurso Amoroso da Música Popular Brasileira dentro da metodologia proposta pela Análise
de Discurso. Inicialmente, abordo a questão da seleção do corpus através de sucessivas e significativas filtragens que este se delimita. Estudando, então, discursivamente, as letras de sambas líricos-amorosos e sambas-canções, de Ataulfo Alves e Lupiscínio Rodrigues, procuro investigar como através da figura da mulher, amoroso, presença constante e ausência inevitável, se constrói identidade do sujeito amoroso. Na tentativa de deslocar o t.ema amoroso como "mera banalidade", lugar tão somente do mesmo, da reprodução, e demonstrá-lo, ao contrário, como possibilidade de ruptura, de transformação, busco descrever, a partir de determinados conceitos teóricos estabelecidos pela Análise de Discurso, a relação que se pode observar entre discurso amoroso da MPB (enquanto discurso pertencente a um grupo social dominado) e discurso cientifico (enquanto discurso pertencente a um grupo social dominante) isto porque, revestindo-se o tema amoroso de uma função estruturante, importa sobretudo ao discurso amoroso o compromisso da explicação, da descrição, da definição, enfim, da organização de um "eu", identidade representativa de uma cultura dominada. É ainda no quadro dessa preocupação a respeito da relação de forças (conflito ideológico) entre grupos sociais distintos, constitutiva de seus discursos, que se insere, e se desenvolve, a discussão sobre as condições sócio-históricas de surgimento do samba e sambacanção; pois que a determinação do que vem a ser orodução popular, de um grupo a outro, participa sianificativamente do dizer amoroso da MPB Ver menos
O discurso amoroso do (NA) MPB
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