A construção da fala por uma criança
Maria de Jesus Gonçalves
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G586c
Campinas, SP : [s.n.], 1989.
122f.
Orientador: Eleonora Cavalcante Albano
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho faz a descrição do desenvolvimento da fala de uma criança de 1m;21d a 24m;17d. O objetivo é observar tal desenvolvimento desde as primeiras vocalizações produzidas pela criança até o surgimento das primeiras palavras. Os dados foram registrados em vídeo através de gravações...
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Resumo: Este trabalho faz a descrição do desenvolvimento da fala de uma criança de 1m;21d a 24m;17d. O objetivo é observar tal desenvolvimento desde as primeiras vocalizações produzidas pela criança até o surgimento das primeiras palavras. Os dados foram registrados em vídeo através de gravações realizadas quinzenalmente na casa da criança. As situações de gravação eram livres e aproveitavam os eventos da rotina de vida da criança. Inicialmente são discutidas questões teórico-metodológicas que permeiam os estudos sobre o desenvolvimento infantil. No que toca à teoria, destaca-se a dicotomia entre aspectos internos e externos, onde o desenvolvimento ou é atribuído à maturação biológica ou ao ambiente. Em termos da metodologia são discutidas formas de coleta de dados e os problemas de transcrição dos dados registrados em vídeo, pois estes constituem uma realidade motora e sonora numa imagem visual, difícil de transportar, com toda a sua riqueza, para um outro código. A descrição, feita em três capítulos, incorpora as vocalizações e outros comportamentos, já que todos se desenvolvem de forma integrada. No primeiro capitulo, são consideradas as primeiras vocalizações da criança, cujas características estão relacionadas às funções neurovegetativas e aos automatismos que a criança traz ao nascer. O segundo, mostra os jogos vocais que a criança desenvolve, já modificados pela sua ação sobre os automatismos iniciais. No terceiro, são descritas as primeiras palavras da criança e as variações que ela efetua sobre suas emissões. Concluindo, constatamos que a dicotomia interno/externo é falsa, pois a criança se desenvolve através da ação que realiza sobre si mesma e sobre o ambiente. Pela experienciação,ela integra aos seus automatismos elementos selecionados do meio que a circunda desenvolvendo, a cada passo, uma gama maior e cada vez mais variada de habilidades
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Abstract: Not informed.
A construção da fala por uma criança
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