Os conceitos kantianos de disciplina e autonomia = uma leitura filosofico-educacional
Geraldo Magela da Costa
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C823c
[Kant's concept about discipline and autonomy]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
81f.
Orientador: Lidia Maria Rodrigo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo contribuir na investigação dos conceitos de disciplina e autonomia no pensamento filosófico-educacional de Immanuel Kant e como tais conceitos aparecem de forma pontual no texto Sobre a Pedagogia, levando-se em conta que o conjunto de seus escritos e,...
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Resumo: Esta dissertação tem como objetivo contribuir na investigação dos conceitos de disciplina e autonomia no pensamento filosófico-educacional de Immanuel Kant e como tais conceitos aparecem de forma pontual no texto Sobre a Pedagogia, levando-se em conta que o conjunto de seus escritos e, sobretudo a sua filosofia prática são transpassados por estas noções. A tese central deste trabalho se sustenta na concepção de que não existe, na filosofia prática de Kant, incompatibilidade numa educação que prioriza os princípios da liberdade autônoma e da moralidade, mediante a implementação de ações disciplinares, uma vez que, para o autor, o indivíduo só desenvolve uma vontade livre dos impulsos e das leis externas a ele, e age por respeito à lei moral, se a sua vontade for coagida a realizar ações fundamentadas nos princípios da autonomia prescritos pela razão prática.
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Abstract: This paper aims to contribute to the investigation of autonomy and discipline definitions according to Immanuel Kant's concepts. These concepts can be noticed in the text Ueber Pedagogie (Sobre a Pedagogia), by considering that a set of his thoughts and practical philosophy are guided by...
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Abstract: This paper aims to contribute to the investigation of autonomy and discipline definitions according to Immanuel Kant's concepts. These concepts can be noticed in the text Ueber Pedagogie (Sobre a Pedagogia), by considering that a set of his thoughts and practical philosophy are guided by these concepts. The main aspect of this paper is to show the there is not a incompatibility in Kant's practical philosophy between an education which prioritizes the freedom and moral principles and the implementation of discipline actions, once an individual just develop his/her free desire whether there is external actions based on autonomy principles prescribed by the practical right judgement.
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