Capoeira para crianças com necessidades educativas especiais = um estudo de caso
Sandro Rodrigues dos Santos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa59c
[Capoeira for children with special educational needs]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
96 f.
Orientadores: Cecilia Guarnieri Batista, Maria Aparecida Affonso Moyses
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Resumo: Tradicionalmente, o diagnóstico de deficiência gerava prognósticos de dificuldades de aprendizagem e déficits generalizados. Mais recentemente, diferentes autores vêm sugerindo que essa relação não é tão direta. No presente estudo, sete crianças, entre sete e doze anos, com diagnósticos de...
Ver mais
Resumo: Tradicionalmente, o diagnóstico de deficiência gerava prognósticos de dificuldades de aprendizagem e déficits generalizados. Mais recentemente, diferentes autores vêm sugerindo que essa relação não é tão direta. No presente estudo, sete crianças, entre sete e doze anos, com diagnósticos de deficiência (visual, intelectual, física) e/ou dificuldades de aprendizagem, participaram de um projeto de capoeira. O estudo envolveu a observação de 26 aulas semanais de 45 minutos. Foram examinadas videogravações e anotações em Diário de Campo, visando o preenchimento de dois protocolos descritivos: 1- centrado na dinâmica do grupo e 2- centrado no desempenho de cada participante. A análise dos resultados permitiu visualizar envolvimento nas atividades propostas, a apropriação de conhecimentos teóricos e a execução dos gestos técnicos de acordo com as orientações, para a maioria das crianças, com diferentes níveis de aquisição. Os resultados estão em consonância com as concepções de deficiência como fenômeno complexo, e destacam a importância de um planejamento pedagógico apropriado ao perfil dos alunos
Ver menos
Abstract: The diagnostic of impairment has been traditionally related to prognoses of learning difficulties and generalized deficits. More recently, different authors have asserted that this is not a direct relationship. In the present study, seven children took part on a "capoeira" project. The...
Ver mais
Abstract: The diagnostic of impairment has been traditionally related to prognoses of learning difficulties and generalized deficits. More recently, different authors have asserted that this is not a direct relationship. In the present study, seven children took part on a "capoeira" project. The group comprised children seven to twelve years old, who had been diagnosed as presenting an impairment (visual, intellectual or physical impairment) and/or learning difficulties. The study involved the observation of 26 weekly classes of 45 minutes each. Video recording and field notes were analyzed, with different focuses: 1- group dynamics, and 2- performance of each participant in the activities. The analysis of the results indicated the involvement of the children in the proposed activities, the appropriation of theoretical knowledge and the execution of technical gestures, according to the corresponding orientation, for the majority of the children, with different acquisition levels. The results are in agreement with conceptions of deficiency as a complex phenomenon, and highlight the importance of a pedagogical planning which corresponds to the students' profile
Ver menos
Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-
Orientador
Moysés, Maria Aparecida Affonso, 1949-
Coorientador
Coimbra, Cecilia Maria Bouças
Avaliador
Duarte, Edison, 1955-
Avaliador
Capoeira para crianças com necessidades educativas especiais = um estudo de caso
Sandro Rodrigues dos Santos
Capoeira para crianças com necessidades educativas especiais = um estudo de caso
Sandro Rodrigues dos Santos
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra