Formação de professores para a educação inclusiva segundo referencial familiar : a construção de um novo paradigma
Caroline Gonçalves Celenza
TCC
Português
TCC/UNICAMP C33f
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
51 f.
Orientador: Hilda Maria Aloisi
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente monografia pretendeu mostrar que a família de pessoas com deficiência pode oferecer insumos importantes para a construção de um novo paradigma a ser adotado na formação de professores, contribuindo para a prática da educação inclusiva. O trabalho seguiu um desenho tipo...
Ver mais
Resumo: A presente monografia pretendeu mostrar que a família de pessoas com deficiência pode oferecer insumos importantes para a construção de um novo paradigma a ser adotado na formação de professores, contribuindo para a prática da educação inclusiva. O trabalho seguiu um desenho tipo levantamento construido a partir de dois instrumentos: um questionário aplicado junto a pessoas "deficientes" bem sucedidas e outro a suas respectivas famílias. Além disso, foi utilizada uma observação do currículo do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, com vistas a investigar se o seu conteúdo estaria dando conta da formação de atitude apropriada dos futuros professores em inclusão. Os dados passaram por uma análise qualitativa, caracterizando a investigação como estudo de oaso dentro de um modelo de pesquisa participante. Os resultados sugeriram fortemente que a família adequada pode e deve ser mais considerada pela academia no processo de formação da atitude de professores em educação inclusiva. Ate hoje, essa familia buscou na escola um apoio para a educação mais eficaz de seus filhos. Realizando o processo inverso, este trabalho buscou e encontrou na familia subsídios para uma reflexão profunda sobre a atitude da escola e da formação de professores
Ver menos
Formação de professores para a educação inclusiva segundo referencial familiar : a construção de um novo paradigma
Caroline Gonçalves Celenza
Formação de professores para a educação inclusiva segundo referencial familiar : a construção de um novo paradigma
Caroline Gonçalves Celenza
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra