Professores de educação fisica : relações e condições de trabalho
Kamilla Menezes Rodrigues dos Santos
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa59p
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
158 f.
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
O trabalho de conclusão do curso de pedagogia tem como objetivo o estudo sobre as condições e relações de trabalho de professores de educação física. Para tanto, analisamos as trajetórias profissionais de duas professoras que se encontram, desde 1995, ministrando aulas em escolas públicas estaduais,...
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O trabalho de conclusão do curso de pedagogia tem como objetivo o estudo sobre as condições e relações de trabalho de professores de educação física. Para tanto, analisamos as trajetórias profissionais de duas professoras que se encontram, desde 1995, ministrando aulas em escolas públicas estaduais, na cidade de Campinas (São Paulo). A hipotese que orienta a pesquisa é de que as mudanças nas relaçoes de trabalho vivenciadas pelos demais trabalhadores também atingem os professores que trabalham em escolas públicas. Essas mudanças podem ser sintetizadas pela flexibilização e precarização do trabalho, isto é, pela desregulamentação dos direitos ligados ao trabalho. A pesquisa trabalhou com uma diversidade de fontes de pesquisas: (1) documentos legais buscando apreender como a Educação Física, enquanto disciplina a ser ensinada em escolas de ensino fundamental e medio, tem se constituído historicamente; (2) estatísticas analisando a dinâmica de mercado de trabalho no campo do ensino, enfocando o prefessor de educação física; (3) observações e entrevistas semiorientadas indagando sobre professoras de educação sobre sua a inserção no mercado de trabalho ao campo de ensino; as condições nas quais realizavam e realizam e trabalho docente; como e quais trajetórias profissionais foram construídas; quais as representações que estas professoras construíram sobre o trabalho de ensinar educação física para jovens de diferentes segmentos sociais. A pesquisa insere-se no aporte teórico-metodológico da Sociologia do trabalho e da Educação: analisando os processos sociais a partir dos conceitos de interdependência e configurações sociais; e, as trajetórias compreendidas como marcas sociais do elenco de disposições (pensamento e ação) adquiridas ao longo do processo de formação destes professores. Conclui-se que as representações sociais construídas sobre o trabalho docente expressam mais que as hierarquias entre disciplinas, níveis ou series, elas indicam as difíceis e precárias condiçoes nas quais os professores exercem este ofício.
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