Mudanças e permanência na organização do trabalho docente : um estudo da legislação
Marcela Pergolizzi Moraes de Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP OL4m
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
108 f.
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Análise das transformações do trabalho de professores do ensino básico (ensino fundamental e médio) a partir das políticas públicas no campo do ensino, formuladas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) de São Paulo, no período entre a década de 1970...
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Resumo: Análise das transformações do trabalho de professores do ensino básico (ensino fundamental e médio) a partir das políticas públicas no campo do ensino, formuladas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) de São Paulo, no período entre a década de 1970 até 2009. A legislação é interrogada buscando apreender qual é a concepção de trabalho docente e de carreira em cada dos documentos oficiais. Além da legislação, também foram analisados os estudos já realizados por outros pesquisadores no campo da história da educação e da sociologia das politicas educacionais. A escola pública, nas últimas décadas, vem submetendo-se às regulações do mercado, incentivando formas gerenciais, promovendo uma racionalização organizacional. O que trouxe mudanças ao trabalho dos professores, aumentando a cobrança por seus resultados e incentivando a democracia
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