Afetividade no contexto escolar : uma análise de fragmentos do cotidiano
Juliana Helena Scabello
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sca17a
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
66 f.
Orientador: Ana Luisa Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Durante muitos séculos, a predominância da visão dualista do ser humano, entre matéria/espírito, corpo/mente, afeto/cognição, impediu a compreensão de sua totalidade, uma vez que os aspectos racionais eram considerados dominantes em relação aos emocionais, não existindo integração entre...
Ver mais
Resumo: Durante muitos séculos, a predominância da visão dualista do ser humano, entre matéria/espírito, corpo/mente, afeto/cognição, impediu a compreensão de sua totalidade, uma vez que os aspectos racionais eram considerados dominantes em relação aos emocionais, não existindo integração entre ambos. Recentemente, com o advento da concepção histórico-cultural em psicologia, que enfatiza os determinantes sociais, culturais e biológicos da condição humana, tem se configurado uma nova tendência baseada numa visão integral do homem, em que pensamento e sentimento são dimensões consideradas igualmente importantes. Nessa perspectiva, Vigotski destaca a origem e o desenvolvimento psicológico humanos de acordo com o meio social e as relações estabelecidas, e Wallon enfatiza a função da emoção e da afetividade no desenvolvimento da criança A consolidação desta teoria trouxe expressivas contribuições para a área educacional. A quantidade de pesquisas voltadas à relevância da dimensão afetiva no contexto escolar tem aumentado significativamente, pois esta assinala que as interações sociais são determinantes para a formação do indivíduo e a afetividade se faz presente constantemente na sala de aula. Tendo em vista a relevância do tema até então esboçado, este trabalho busca compreender o conceito de afetividade a partir de pesquisas realizadas por variados autores que vêm abordando a questão na área educacional
Ver menos
Afetividade no contexto escolar : uma análise de fragmentos do cotidiano
Juliana Helena Scabello
Afetividade no contexto escolar : uma análise de fragmentos do cotidiano
Juliana Helena Scabello
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra