O diálogo em Paulo Freire : contribuições do seu pensamento para a formação do pedagogo
Rosalba Alexandra Aparecida Pereira
TCC
Português
TCC/UNICAMP P414d
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
44 f.
Orientador: Silvio Ancizar Sanches Gamboa
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo destacar o papel do dialogo, tal qual o entende Paulo Freire, como uma ferramenta imprescindível para a educação na construção de uma nação mais solidária dentro do contexto democrático brasileiro. Paulo Freire foi um educador notável, pois, trouxe para o...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo destacar o papel do dialogo, tal qual o entende Paulo Freire, como uma ferramenta imprescindível para a educação na construção de uma nação mais solidária dentro do contexto democrático brasileiro. Paulo Freire foi um educador notável, pois, trouxe para o cenário educacional o sujeito pertencente às camadas populares. E buscou a inserção social e politica de jovens e adultos como produtores de historia e de cultura. Em um momento que ensejava uma tímida discussão a respeito da participação do povo nas políticas do país. Freire afirmava que a prática educacional é um ato político. Portanto, o diálogo deve estar presente, no ato de educar, como exercício da palavra e da Reflexão a respeito de si e de seu mundo. Ora, em um mundo marcado pelas relações de desigualdade sociais, geradas pelas diferenças econômicas, a comunicação entre esses grupos passa por um filtro denominado ideologias. Neste contexto, a ideologia disfarça a tensão entre eles. Tal manobra tutela as camadas populares retirando-as do jogo político. Pelo exercício da palavra no diálogo se abrirá possibilidades de fazer uma leitura atenta da realidade e. com a compreensão do papel social, o sujeito pertencente as classes populares, então consciente das ideologias dominantes, poderá optar por fazer um diálogo usando palavras do seu mundo. Essa que lhe foi negada na relação de exploração em que vive e que, quando restaurada, poderá repor sua dignidade e propiciará uma ação necessária para a pronúncia de enunciados que compõem sua existência
Ver menos
O diálogo em Paulo Freire : contribuições do seu pensamento para a formação do pedagogo
Rosalba Alexandra Aparecida Pereira
O diálogo em Paulo Freire : contribuições do seu pensamento para a formação do pedagogo
Rosalba Alexandra Aparecida Pereira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra