Autonomia : a consciência moral na criança segundo Jean Piaget
Polyana Soares de Morais Felipe
TCC
Português
TCC/UNICAMP F335a
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
40 f.
Orientador: Ângela Fátima Soligo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: O presente estudo bibliográfico aborda questões sobre o processo de construção da autonomia infantil, bem como o desenvolvimento do caráter da criança, de acordo com o que preconiza Jean Piaget e outros defensores das mesmas idéias. Compreendi, portanto, que a construção da moralidade...
Ver mais
Resumo: O presente estudo bibliográfico aborda questões sobre o processo de construção da autonomia infantil, bem como o desenvolvimento do caráter da criança, de acordo com o que preconiza Jean Piaget e outros defensores das mesmas idéias. Compreendi, portanto, que a construção da moralidade infantil se dá essencialmente a partir das relações sociais, pois sem ela, seria impossível se pensar em autonomia, visto que ela é caracterizada pela cooperação e respeito mútuo. A formação desse tipo de respeito só acontece quando propomos o convívio entre pessoas que pensam e sentem de formas diferentes, desenvolvendo-se. juntamente a autonomia. os valores necessários para convivência. Além disso, pode-se concluir que a construção da autonomia está ligada ao desenvolvimento cognitivo, pois uma não funciona sem a outra. Para que se desenvolva a capacidade de se pensar coletivamente é necessário o desenvolvimento da reflexão, do raciocínio e do pensamento abstrato, característicos da inteligência ao passo que os valores morais também vão sendo construídos de dentro para fora. O que evidência a grande importância que a escola e a educadora exerce nesse contexto
Ver menos
Autonomia : a consciência moral na criança segundo Jean Piaget
Polyana Soares de Morais Felipe
Autonomia : a consciência moral na criança segundo Jean Piaget
Polyana Soares de Morais Felipe
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra