Entre tempos : a criação artistica na caligrafia japonesa
Rafael Tadashi Miyashiro
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M699
[Between times]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
257 p. : il.
Orientadores: Arthur Hunold Lara, Anna Paula Gouveia
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O objetivo dessa dissertação foi pesquisar o tempo-espaço da criação da caligrafia japonesa, ou, em outras palavras, o ato da criação artística da caligrafia japonesa - em geral conhecida no Brasil como shodô e sho. Como percurso metodológico foi utilizada a idéia da complexidade, o que...
Ver mais
Resumo: O objetivo dessa dissertação foi pesquisar o tempo-espaço da criação da caligrafia japonesa, ou, em outras palavras, o ato da criação artística da caligrafia japonesa - em geral conhecida no Brasil como shodô e sho. Como percurso metodológico foi utilizada a idéia da complexidade, o que permitiu uma abordagem que considera a riqueza de nexos e relações nos vários componentes que formam a caligrafia japonesa, tanto na singularidade de cada parte, como na sua relação com o todo. Os tópicos abordados foram o histórico, os elementos simbólicos (linha e espaço), a materialidade e o corpo que faz a caligrafia. A pesquisa demonstrou que a caligrafia possui uma riqueza significativa, que ajuda a traçar um entendimento dessa arte como algo mais amplo - muito além de uma especialização dentro das escritas caligráficas, ou mesmo de um saber fragmentado dentro da cultura japonesa. Ultrapassando os traços da escrita, e mais do que um simples gesto, a caligrafia japonesa artística se apresenta como um ato dinâmico, formado de conexões, espaços e tempos, que deixam vestígios e marcas sensíveis e etéreas em sua criação.
Ver menos
Abstract: This dissertation is about the time-space interval of the Japanese Calligraphy, or in other words, the creative action of Japanese Calligraphy - usually known as shodô and sho in Brazil. The idea of complex systems has been used as a methodology guiding line, due to the sho/shodô network...
Ver mais
Abstract: This dissertation is about the time-space interval of the Japanese Calligraphy, or in other words, the creative action of Japanese Calligraphy - usually known as shodô and sho in Brazil. The idea of complex systems has been used as a methodology guiding line, due to the sho/shodô network on its acting. This allowed to see every part of calligraphy as a significative one, as well as the merging of them all to do the calligraphy. The topics included shodô/sho history, the line and space, the materiality of calligraphy and the body that performs it. The research demonstrated that shodô/sho goes far beyond an act of writing or even a specialized field within Japanese culture. More than a simple gesture, Japanese calligraphy is a dynamic action, which is created through connections, spaces and times, that leaves vestiges and ethereal marks in its creation.
Ver menos
Lara, Arthur Hunold, 1957-
Orientador
Gouveia, Anna Paula Silva, 1964-
Coorientador
Ishiki, Michiko Okano
Avaliador
Entre tempos : a criação artistica na caligrafia japonesa
Rafael Tadashi Miyashiro
Entre tempos : a criação artistica na caligrafia japonesa
Rafael Tadashi Miyashiro
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra