O livro : objeto de estudo e de memoria de leitura
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G729L
[The book]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
191 p. : il.
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem como propósito compreender a interação e o vínculo que se constrói no decorrer do tempo entre o leitor e a leitura por intermédio do livro. Para a efetivação desta pesquisa, foram utilizadas entrevistas com pessoas, a partir de cinquenta anos, as quais guardaram seu livro...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como propósito compreender a interação e o vínculo que se constrói no decorrer do tempo entre o leitor e a leitura por intermédio do livro. Para a efetivação desta pesquisa, foram utilizadas entrevistas com pessoas, a partir de cinquenta anos, as quais guardaram seu livro do período em que estudaram, bem como daquelas que em um determinado momento de suas vidas, adquiriram outro exemplar do mesmo impresso, e também daqueles que conservaram o livro de outra pessoa. Pelo relato das experiências de leitura que ocorreram com este material, tanto na palavra proferida quanto na memória restituída, é possível investigar sobre o papel que o livro, enquanto objeto físico, ocupa na relação do leitor com a leitura. Um objetolivro que se torna revelador das marcas de um tempo, de lembranças e sentimentos. Desta forma, a pesquisa destacará o livro como objeto cultural e desencadeador de práticas de leitura. Para tanto, buscar-se-ão como suporte teórico as contribuições de Bakhtin (2004), numa compreensão da linguagem no campo da enunciação; de Benjamin (1994), Certeau (1994) e Bosi (1994), nas noções de experiência e memória; de Chartier (1990, 1994, 1996, 1998, 1999) e Darnton (1990), na história do livro, da leitura e de leitores.
Ver menos
Abstract: This work has as intention to understand the interaction and the bond that it constructs in elapsing of the time between the reader and the reading through the book. For the fulfillment of this research, they had been used interviews with people, from fifty years, that had kept its book of...
Ver mais
Abstract: This work has as intention to understand the interaction and the bond that it constructs in elapsing of the time between the reader and the reading through the book. For the fulfillment of this research, they had been used interviews with people, from fifty years, that had kept its book of the period that it studied, as well as, of that in a determined moment of its lives they had acquired another unit of this printed matter, or same of that they had conserved the book of another person. For the reports of the experiences that had occurred with this material, joint such in pronounced word, as in restituted memory, it is possible to investigate on the paper that the book, while physical object, takes up in the relation of the reader with the reading. An object-book that becomes revealing of the marks of a time, memories and feelings. In such a way, the research will point the book as cultural and propellant object of practical reading. For in such a way, it will search as theoretical support the contributions of Bakhtin (2004), in an understanding of the language in the field of the articulation; of Benjamin (1994), Certeau (1994) and Bosi (1994), in the slight knowledge of experience and memory; of Chartier (1990, 1994, 1996, 1998, 1999) and Darnton (1990) in the history of the book, the reading and readers.
Ver menos
Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-
Orientador
Rocha, Heloísa Helena Pimenta, 1963-
Avaliador
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de
Avaliador
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Avaliador
Junqueira, Renata
Avaliador
O livro : objeto de estudo e de memoria de leitura
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
O livro : objeto de estudo e de memoria de leitura
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra