O mercado brasileiro de derivativos para empresas não-financeiras
Tiago Braga Carrara
TCC
Português
TCC/UNICAMP C231m
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
36p.
Orientador: Maryse Farhi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: O propósito desse estudo é o de analisar o mercado de derivativos no Brasil, sob a ótica dos clientes pessoa jurídica (médias e grandes empresas não-financeiras). Nesse sentido, deve-se analisar quais são os produtos disponíveis nos mercados, tanto o mercado organizado como o de balcão, e...
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Resumo: O propósito desse estudo é o de analisar o mercado de derivativos no Brasil, sob a ótica dos clientes pessoa jurídica (médias e grandes empresas não-financeiras). Nesse sentido, deve-se analisar quais são os produtos disponíveis nos mercados, tanto o mercado organizado como o de balcão, e sua relativa liquidez e viabilidade para esse perfil de investidor. No segundo momento, o estudo se dedica ás finalidades da utilização desses produtos, abordando diferentes estratégias empregadas por essa categoria de investidores como: hedge (proteção), especulação, alavancagem e arbitragem. Em terceiro lugar, será feito um estudo da eficácia desses instrumentos para proteção e a análise de como esses instrumentos influenciaram o resultado das empresas num cenário de crise, através de estudos de caso recentes. Por fim, o estudo propõe-se analisar os impactos macroeconômicos do uso desses derivativos e chegar a algumas conclusões quanto a eficácia e a utilização futura desses mecanismos no Brasil.
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Abstract: Not informed.
O mercado brasileiro de derivativos para empresas não-financeiras
Tiago Braga Carrara
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