Escola publica, letramento e cidadania
Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de Sa
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa11e
[State education, literacy and citizenship]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
139 p. : il.
Orientador: Patrizia Piozzi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as questões que envolvem o letramento e suas implicações na prática efetiva da cidadania. Recorrendo aos ideais franceses, originados em fase pré-revolucionária, procuramos evidenciar aspectos subjacentes à pratica cidadã no âmbito das relações...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as questões que envolvem o letramento e suas implicações na prática efetiva da cidadania. Recorrendo aos ideais franceses, originados em fase pré-revolucionária, procuramos evidenciar aspectos subjacentes à pratica cidadã no âmbito das relações sociais, bem como a importância do letramento como condição, ou não, para a atuação consciente dos indivíduos na vida social; analisar a evolução da educação pública brasileira em termos quantitativos e qualitativos, e seu alcance no que diz respeito ao objetivo máximo da ação educativa escolar: formar para o exercício consciente da cidadania.
Ver menos
Abstract: This dissertation contemplates questions about literacy and its implications on the effective citizenship practice. Based on french ideals, originated in the pre revolutionary period, this text puts in evidence the underlying aspects related to the citizenship practice in the social...
Ver mais
Abstract: This dissertation contemplates questions about literacy and its implications on the effective citizenship practice. Based on french ideals, originated in the pre revolutionary period, this text puts in evidence the underlying aspects related to the citizenship practice in the social relations scope, as well the literacy importance, as a condition, or not, to a conscientious performance of the individuals in their social lives; this text also analyses the Brazilian public education evolution in its qualitative and quantitative terms, and its range in respect to the maximum objective of the school educative action: to form with sights to the conscientious exercise of the citizenship.
Ver menos
Piozzi, Patrizia, 1949-2015
Orientador
Russef, Ivan
Avaliador
Höfling, Eloisa de Mattos, 1949-
Avaliador
Mazza, Débora, 1963-
Avaliador
Escola publica, letramento e cidadania
Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de Sa
Escola publica, letramento e cidadania
Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de Sa
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra