Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil
Alessandra Souza Melett Brum
TESE
Português
T/UNICAMP B834h
[Hiroshima Mon Amour and the critical reception in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
248 p. : il.
Orientador: Antonio Fernando da Conceição Passos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O primeiro longa-metragem de Alain Resnais Hiroshima Mon Amour foi lançado em circuito comercial no Brasil em 1960, ano seguinte a sua estreia na França. O filme causou grande impacto entre a crítica especializada motivando inúmeros artigos em jornais e revistas. É em torno do amplo e rico...
Ver mais
Resumo: O primeiro longa-metragem de Alain Resnais Hiroshima Mon Amour foi lançado em circuito comercial no Brasil em 1960, ano seguinte a sua estreia na França. O filme causou grande impacto entre a crítica especializada motivando inúmeros artigos em jornais e revistas. É em torno do amplo e rico material produzido pela crítica brasileira, motivada pelas inovações estéticas introduzidas pelo cineasta francês que essa pesquisa se desenvolve. A recepção crítica a Hiroshima Mon Amour irá refletir as transformações pela qual o cinema passava na época, adquirindo importância nos debates em torno do fazer e do pensar cinematográfico.
Ver menos
Abstract: The first Alain Resnais feature film, Hiroshima Mon Amour was issued in commercial circuit in Brazil in 1960, the year following their debut in France. The film has caused great impact on the specialized criticism motivating many articles in newspapers and magazines. This research embrace...
Ver mais
Abstract: The first Alain Resnais feature film, Hiroshima Mon Amour was issued in commercial circuit in Brazil in 1960, the year following their debut in France. The film has caused great impact on the specialized criticism motivating many articles in newspapers and magazines. This research embrace the abundant material produced by the Brazilian critic, which was motivated by aesthetic innovations introduced by French filmmaker. The criticizing reception to Hiroshima Mon Amour will reflect the changes that went through the cinema at the time, gaining importance in debates around the making and cinematographic thought.
Ver menos
Teixeira, Francisco Elinaldo, 1954-
Avaliador
Araujo, Luciana Sa Leitão Correa de
Avaliador
Santos, Mauricio Oliveira
Avaliador
Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil
Alessandra Souza Melett Brum
Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil
Alessandra Souza Melett Brum
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra