Aprendizado cirurgico de estrabismo para residentes de oftalmologia de serviço universitario
Vanessa Gonçalves Crespi Flores
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F663a
[Strabismus surgery learning for ophthalmology residents of university service]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
77 f. : il.
Orientador: Keila M. Monteiro de Carvalho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias
Resumo: Objetivo: Verificar percepções do residente de Oftalmologia e do supervisor em relação ao método de ensino e ao aprendizado cirúrgico de estrabismo. Métodos: Estudo descritivo. Participantes: residentes do 1° (R1), 2° (R2) e 3° (R3) anos. Cada residente estudou a técnica cirúrgica padrão em...
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Resumo: Objetivo: Verificar percepções do residente de Oftalmologia e do supervisor em relação ao método de ensino e ao aprendizado cirúrgico de estrabismo. Métodos: Estudo descritivo. Participantes: residentes do 1° (R1), 2° (R2) e 3° (R3) anos. Cada residente estudou a técnica cirúrgica padrão em CD-ROM, depois, realizou um retrocesso de músculo reto de coelho albino, e um retrocesso de músculo reto em paciente durante cirurgia de estrabismo no Centro Cirúrgico. Foi aplicado questionário estruturado aos residentes após a sequência de procedimentos, e registradas observações do aprendizado pelo supervisor, incluindo-se variáveis referentes à aplicação da técnica cirúrgica de estrabismo, auto-avaliação do domínio da técnica e do treinamento recebido. Resultados: Foram estudados 41 questionários. Todos os R1 relataram ter pouca ou média dificuldade em relação à lembrança da sequência de passos do procedimento, 70% dos R2 e nenhum dos R3 relataram dificuldade. No manuseio do instrumental 93% dos R1 relataram algum grau de dificuldade, 52% dos R2 e nenhum dos R3. Os residentes relatam que no momento cirúrgico lembram do que foi ensinado na fase experimental (46%), que este treinamento atende
totalmente suas necessidades (46%) e em parte para 49%. Conclusão: O método de aplicação de questionário estruturado foi útil em revelar que o preparo com cirurgia experimental, associado à oportunidades práticas e supervisão dos residentes, pode aprimorar o ensinamento cirúrgico de estrabismo. Ver menos
totalmente suas necessidades (46%) e em parte para 49%. Conclusão: O método de aplicação de questionário estruturado foi útil em revelar que o preparo com cirurgia experimental, associado à oportunidades práticas e supervisão dos residentes, pode aprimorar o ensinamento cirúrgico de estrabismo. Ver menos
Abstract: Aims: To verify Ophthalmology residents' and supervisors' perceptions regarding teaching and learning strabismus surgery. Methods: Descriptive Study. Participants: residents of 1st(R1), 2nd(R2) and 3rd(R3) years. Each resident studied the standard strabismus surgery technique on CD-ROM....
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Abstract: Aims: To verify Ophthalmology residents' and supervisors' perceptions regarding teaching and learning strabismus surgery. Methods: Descriptive Study. Participants: residents of 1st(R1), 2nd(R2) and 3rd(R3) years. Each resident studied the standard strabismus surgery technique on CD-ROM. After, he performed a rabbit rectus muscle recession and did a strabismus surgery on a patient. The residents answered a structured questionnaire and the authors made observations including variables referring to the technical surgery applied, self-evaluation of this technique
and if appropriate training was given. Results: Forty-one questionnaires were
analyzed. All of the R1 had some difficulty remembering the surgery sequence, 70% of R2, and none of R3. Concerning the handling of the surgical material 93% of R1 and 52% of R2 and none of R3 had any difficulty. The residents reported that during the surgery in patients, 46% remembered the experimental stage and that this training completely fulfilled their needs for 46% and partially for other 49%. Conclusion: The method of structured questionnaire application disclosed that the preparation with experimental surgery, associated with practice opportunities and residents' supervision, may improve the teaching in strabismus surgery. Ver menos
and if appropriate training was given. Results: Forty-one questionnaires were
analyzed. All of the R1 had some difficulty remembering the surgery sequence, 70% of R2, and none of R3. Concerning the handling of the surgical material 93% of R1 and 52% of R2 and none of R3 had any difficulty. The residents reported that during the surgery in patients, 46% remembered the experimental stage and that this training completely fulfilled their needs for 46% and partially for other 49%. Conclusion: The method of structured questionnaire application disclosed that the preparation with experimental surgery, associated with practice opportunities and residents' supervision, may improve the teaching in strabismus surgery. Ver menos
Sampaio, Paulo Ricardo Souza
Avaliador
Aprendizado cirurgico de estrabismo para residentes de oftalmologia de serviço universitario
Vanessa Gonçalves Crespi Flores
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