Documentario e performance : modos de a pesonagem marcar presença no cinema de Eduardo Coutinho
Claudio Roberto de Araújo Bezerra
TESE
Português
T/UNICAMP B469d
[Documentary and performance]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
282 p.
Orientador: Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Foi investigada a transformação de pessoas comuns em personagens do documentário de Eduardo Coutinho, a partir dos dispositivos de filmagem e de montagem dos filmes do diretor. A hipótese trabalhada é a de que Coutinho formatou um estilo de fazer e pensar cinema documental, criando uma...
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Resumo: Foi investigada a transformação de pessoas comuns em personagens do documentário de Eduardo Coutinho, a partir dos dispositivos de filmagem e de montagem dos filmes do diretor. A hipótese trabalhada é a de que Coutinho formatou um estilo de fazer e pensar cinema documental, criando uma personagem peculiar para o seu cinema, semelhante ao performer da arte performática. A tese classifica a obra do cineasta em três fases - Experimentação, Gestação de um Estilo e Documentário de Personagem - e tem como foco seis trabalhos da última fase: Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2001), Peões (2002), Edifício Máster (2003), O Fim e o Princípio (2005) e Jogo de Cena (2007). A partir do desempenho dos performers-personagens diante das câmeras, atuando em interlocução aberta com o diretor, e da montagem em corte seco (enfatizando a expressão oral e gestual sem adicionar qualquer outro elemento narrativo exterior à filmagem), a tese propõe a existência de nove modos de as personagens coutinianas marcarem uma presença no mundo: divertida, melodramática, xamanística, educativa, provocadora, musical, exibicionista, esotérica e indecisa.
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Abstract: This research investigated the transformation of common people in characters in documentaries made by the Brazilian film director Eduardo Coutinho, from the devices of filming and montage in his movies. The worked hypothesis is that Coutinho formatted a style of making and conceiving...
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Abstract: This research investigated the transformation of common people in characters in documentaries made by the Brazilian film director Eduardo Coutinho, from the devices of filming and montage in his movies. The worked hypothesis is that Coutinho formatted a style of making and conceiving documentary cinema, creating a particular character similar to the performer in performance art. The dissertation classifies Coutinho's entire work in three phases - Experimentation, Gestation of a Style, and Character Documentary. It focuses six works of the last phase: Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2001), Peões (2002), Edifício Máster (2003), O Fim e o Princípio (2005) e Jogo de Cena (2007). From the performance of the individuals in front of the camera, acting in open interlocution with the director, and of the montage in dry cut (emphasizing the verbal and gestural expression, without adding any another exterior narrative element to the filming), the dissertation considers the existence of nine ways of the Coutinho's characters to mark a presence in the world: Divertida (Funny), Melodramática (Melodramatic), Xamanística (Xamanistic), Educativa (Educational), Provocadora (Provoking), Musical (Musical), Exibicionista (Exhibitionistic), Esotérica (Esoteric) and Indecisa (Undecided).
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Ramos, Fernão Pessoa, 1957-
Orientador
Ramos, Fernão Vitor Pessoa de Almeida, 1957-
Orientador
Teixeira, Francisco Elinaldo, 1954-
Avaliador
Lins, Consuelo da Luz
Avaliador
Franco, Marilia da Silva
Avaliador
Molfetta, Andrea Celia
Avaliador
Documentario e performance : modos de a pesonagem marcar presença no cinema de Eduardo Coutinho
Claudio Roberto de Araújo Bezerra
Documentario e performance : modos de a pesonagem marcar presença no cinema de Eduardo Coutinho
Claudio Roberto de Araújo Bezerra
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