A implementação do ensino fundamental de noves anos em uma escola de Hortolândia
Isabela Rosolen
TCC
Português
TCC/UNICAMP R733i
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
58 f.
Orientador: Maria Marcia Sigrist Malavasi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
A partir da Lei Federal n° 11.274, promulgada em seis de fevereiro de 2006 o ensino fundamental
no Brasil passa a ter duração de nove anos, com a inclusão das crianças de seis anos de idade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar as Leis que envolvem essa mudança, as orientações publicadas... Ver mais A partir da Lei Federal n° 11.274, promulgada em seis de fevereiro de 2006 o ensino fundamental
no Brasil passa a ter duração de nove anos, com a inclusão das crianças de seis anos de idade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar as Leis que envolvem essa mudança, as orientações publicadas pelo Ministério da Educação para o trabalho com a criança de seis anos no ensino fundamental, bem como fazer um estudo sobre a criança de 5-6 anos, suas características e necessidades, baseadas na concepção da criança como sujeito histórico e cultural e por isso sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem. A partir dessa base teórica, analisar como vem ocorrendo à implementação do ensino fundamental de nove anos em uma escola da Prefeitura Municipal de Hortolândia - SP. Pôde-se constatar que a escola, até o presente momento, não foi adequadamente preparada para receber as crianças do 1° ano, assim como as gestoras e professoras não receberam formação adequada, evidenciando que ainda são necessárias muitas ações políticas e pedagógicas para que a proposta de ampliação do ensino fundamental de fato contribua para a melhoria da qualidade da educação das crianças na escola analisada. Ver menos
no Brasil passa a ter duração de nove anos, com a inclusão das crianças de seis anos de idade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar as Leis que envolvem essa mudança, as orientações publicadas... Ver mais A partir da Lei Federal n° 11.274, promulgada em seis de fevereiro de 2006 o ensino fundamental
no Brasil passa a ter duração de nove anos, com a inclusão das crianças de seis anos de idade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar as Leis que envolvem essa mudança, as orientações publicadas pelo Ministério da Educação para o trabalho com a criança de seis anos no ensino fundamental, bem como fazer um estudo sobre a criança de 5-6 anos, suas características e necessidades, baseadas na concepção da criança como sujeito histórico e cultural e por isso sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem. A partir dessa base teórica, analisar como vem ocorrendo à implementação do ensino fundamental de nove anos em uma escola da Prefeitura Municipal de Hortolândia - SP. Pôde-se constatar que a escola, até o presente momento, não foi adequadamente preparada para receber as crianças do 1° ano, assim como as gestoras e professoras não receberam formação adequada, evidenciando que ainda são necessárias muitas ações políticas e pedagógicas para que a proposta de ampliação do ensino fundamental de fato contribua para a melhoria da qualidade da educação das crianças na escola analisada. Ver menos
A implementação do ensino fundamental de noves anos em uma escola de Hortolândia
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