A creche, as crianças, o educador : referência e suas relações
Isabella Piran Buscher
TCC
Português
TCC/UNICAMP B961c
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
71 f.
Orientador: Orly Zucatto Mantovanni de Assis
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal constatar se há um educador referência para cada grupo de crianças pequenas, e ainda se as rotinas diárias e os espaços físicos proporcionam as relações afetivas entre o educador e as crianças. Demonstra que a criança de quatro meses a dois anos...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal constatar se há um educador referência para cada grupo de crianças pequenas, e ainda se as rotinas diárias e os espaços físicos proporcionam as relações afetivas entre o educador e as crianças. Demonstra que a criança de quatro meses a dois anos necessita de cuidados especiais quando se encontra fora do ambiente familiar, no caso desta pesquisa, na creche. Aborda as relações entre educador e criança à luz da teoria piagetiana, relacionando-as com demais pensadores, pesquisadores e profissionais da área. Utiliza como cenário da pesquisa na prática, uma creche filantrópica e uma creche municipal, situadas na cidade de Campinas - SP, tem como sujeitos da
pesquisa crianças de O a 18 meses, que freqüentam o berçário elou agrupamento I, trazendo um roteiro de avaiiação, embasando-o nas teorias e bibliografias citadas. A pesquisa revelou que, de um modo geral, ainda há muito que ser implementado nas creches atuais, para que possam corresponder integralmente às necessidades globais das crianças, e não que seja somente um lugar de cuidados com a saúde e as necessidades higiênicas da criança. Para que isso aconteça, é necessário que se façam estudos aprofundados sobre as creches atuais, levando em conta os aspectos citados no trabalho, e muitos outros que não puderam ser reiacionados. Isso sem citar as atribuições do educador-referência, que precisa ser um profissional muito bem formado e capacitado, para lidar com seres humanos que ainda estão no início do processo de seu desenvolvimento, e necessitam de adultos facilitadores e interessados no crescimento de suas crianças. Outro aspecto importante que a pesquisa demonstrou foi 0 de que é preciso que a creche assegure a toda criança o direito de se desenvolver plenamente, possibilitando-lhe chegar a ser tudo aquilo que pode ser nesse periodo de vida. Torna-se, pois, necessário que os profissionais que atuam nessas instituições sejam capazes de desempenhar eficazmente suas funções Ver menos
pesquisa crianças de O a 18 meses, que freqüentam o berçário elou agrupamento I, trazendo um roteiro de avaiiação, embasando-o nas teorias e bibliografias citadas. A pesquisa revelou que, de um modo geral, ainda há muito que ser implementado nas creches atuais, para que possam corresponder integralmente às necessidades globais das crianças, e não que seja somente um lugar de cuidados com a saúde e as necessidades higiênicas da criança. Para que isso aconteça, é necessário que se façam estudos aprofundados sobre as creches atuais, levando em conta os aspectos citados no trabalho, e muitos outros que não puderam ser reiacionados. Isso sem citar as atribuições do educador-referência, que precisa ser um profissional muito bem formado e capacitado, para lidar com seres humanos que ainda estão no início do processo de seu desenvolvimento, e necessitam de adultos facilitadores e interessados no crescimento de suas crianças. Outro aspecto importante que a pesquisa demonstrou foi 0 de que é preciso que a creche assegure a toda criança o direito de se desenvolver plenamente, possibilitando-lhe chegar a ser tudo aquilo que pode ser nesse periodo de vida. Torna-se, pois, necessário que os profissionais que atuam nessas instituições sejam capazes de desempenhar eficazmente suas funções Ver menos
Abstract: Not informed
A creche, as crianças, o educador : referência e suas relações
Isabella Piran Buscher
A creche, as crianças, o educador : referência e suas relações
Isabella Piran Buscher
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra