Os usos do brincar pela professora auxiliar com uma turma de um primeiro ano do ensino fundamental
Daniela Gaspar Pedrazzoli
TCC
Português
TCC/UNICAMP P342u
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
59 f.
Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Rodari (1982) destaca a importância do brincar como uma das linguagens fundamentais da criança. O autor descreve inúmeras situações de brincadeira, tendo em vista a interação do professor com crianças pequenas, mostrando como elas se expressam e significam o mundo em que vivem. Tendo em vista
a... Ver mais Rodari (1982) destaca a importância do brincar como uma das linguagens fundamentais da criança. O autor descreve inúmeras situações de brincadeira, tendo em vista a interação do professor com crianças pequenas, mostrando como elas se expressam e significam o mundo em que vivem. Tendo em vista
a contribuição trazida pelo autor e também os estudos de Vygotsky (200?), pretendo problematizar algumas situações que vivi como professora junto às crianças. Como professora-auxiliar de um primeiro ano da rede de Campinas, constatei que os espaçosimomentos de brincadeira permitidos às crianças da
turma em que trabalhava eram escassos. Além disso, a classe desenvolvia um díficil relacionamento comigo. Eram rebeldes e não prestavam atenção naquilo que eu lhes falava. Nesse contexto, em que se fazia necessário cumprir meu papel de professora-auxiliar, relacionar-me com as crianças e, ao
mesmo tempo, seguir as minhas crenças quanto a função da escola, criei táticas, assumindo a perspectiva de Certeau (1985), para alcançar aquilo que queria. Foi através do brincar que encontrei o caminho para me relacionar com os alunos. Notei que o brincar passou a ter um papel importante em minha prática de professora, auxiliando-me a compreende-los melhor, assim como a conseguir estabelecer com eles um relacionamento de cumplicidade. Ver menos
a... Ver mais Rodari (1982) destaca a importância do brincar como uma das linguagens fundamentais da criança. O autor descreve inúmeras situações de brincadeira, tendo em vista a interação do professor com crianças pequenas, mostrando como elas se expressam e significam o mundo em que vivem. Tendo em vista
a contribuição trazida pelo autor e também os estudos de Vygotsky (200?), pretendo problematizar algumas situações que vivi como professora junto às crianças. Como professora-auxiliar de um primeiro ano da rede de Campinas, constatei que os espaçosimomentos de brincadeira permitidos às crianças da
turma em que trabalhava eram escassos. Além disso, a classe desenvolvia um díficil relacionamento comigo. Eram rebeldes e não prestavam atenção naquilo que eu lhes falava. Nesse contexto, em que se fazia necessário cumprir meu papel de professora-auxiliar, relacionar-me com as crianças e, ao
mesmo tempo, seguir as minhas crenças quanto a função da escola, criei táticas, assumindo a perspectiva de Certeau (1985), para alcançar aquilo que queria. Foi através do brincar que encontrei o caminho para me relacionar com os alunos. Notei que o brincar passou a ter um papel importante em minha prática de professora, auxiliando-me a compreende-los melhor, assim como a conseguir estabelecer com eles um relacionamento de cumplicidade. Ver menos
Os usos do brincar pela professora auxiliar com uma turma de um primeiro ano do ensino fundamental
Daniela Gaspar Pedrazzoli
Os usos do brincar pela professora auxiliar com uma turma de um primeiro ano do ensino fundamental
Daniela Gaspar Pedrazzoli
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra