Para quem tem olhos de ver e ouvir : os conflitos entre as politicas publicas inclusivas e as experiências de inclusão escolar
Débora Borges Bueno
TCC
Português
TCC/UNICAMP B862p
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
106 f.
Orientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: A proposta de educação inclusiva para todos os portadores de deficiência foi articulada pela Declaração de Salamanca, em 1994. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabeleceu que a educação escolar oferecida para educandos portadores de necessidades especiais, antes...
Ver mais
Resumo: A proposta de educação inclusiva para todos os portadores de deficiência foi articulada pela Declaração de Salamanca, em 1994. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabeleceu que a educação escolar oferecida para educandos portadores de necessidades especiais, antes oferecida somente em instituições especializadas, deveria dar-se preferencialmente na rede regular de ensino, tendo na escola especial atendimento educacional de apoio, conforme as necessidades do aluno. As diferentes deficiências, os diferentes caracteres dos alunos, no entanto, geram diferentes demandas educacionais. O surdo possui necessidades educativas as quais diferem muito das dos demais portadores de deficiência e do próprio ouvinte como previsto na própria Declaração de Salamanca. A ausência de audição não lhes permite o desenvolvimento do pensamento e a comunicação através de urna língua que utiliza o canal oral auditivo como é a língua do ouvinte, utilizada nas salas de ensino regular por professores e demais alunos. O surdo possui uma língua, a LIBRAS, muito diferente do Português, mas atraves da qual lhe é possível pensar, expressar-se, compreender o mundo tanto quanto a lingua portuguesa permite aos ouvintes fazê-lo. Essa diferença linguística gera grandes demandas educacionais dentro de um contexto inclusivo no qual o português é a língua majoritária. O presente trabalho discute se as práticas inclusivas tem contemplado as demandas educacionais específicas do aluno surdo, para que a sua inclusão ocorra de fato, como pretendem as políticas públicas atuais
Ver menos
Para quem tem olhos de ver e ouvir : os conflitos entre as politicas publicas inclusivas e as experiências de inclusão escolar
Débora Borges Bueno
Para quem tem olhos de ver e ouvir : os conflitos entre as politicas publicas inclusivas e as experiências de inclusão escolar
Débora Borges Bueno
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra