O primeiro grupo escolar de Campinas : educação especial e co-educação
Ana Karolina Miranda
TCC
Português
TCC/UNICAMP M672p
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
55 f.
Orientador: Maria Cristina Menezes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: O Primeiro Grupo Escolar de Campinas: Educação Especial e Coeducação (1962-1971) Na última década de vigência do GE ¿Francisco Glicério¿ foram instituídas as classes especiais por determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4.024/61. Em 1962, sob a direção de Antônio...
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Resumo: O Primeiro Grupo Escolar de Campinas: Educação Especial e Coeducação (1962-1971) Na última década de vigência do GE ¿Francisco Glicério¿ foram instituídas as classes especiais por determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4.024/61. Em 1962, sob a direção de Antônio Carreiro de Medeiros foram criadas três classes especiais (duas denominadas "classes de surdos-mudos" e uma denominada "classe especial de débeis mentais"). Após uma série de visitas ao arquivo escolar e consulta aos documentos do mesmo, pôde-se constatar a dinâmica burocrática do funcionamento dessas turmas, sobretudo nos mapas do movimento e nos livros de atas de exame. Durante a verificação dos documentos e a observação da arquitetura do grupo escolar, é possível perceber que o período abarcado pela pesquisa foi fortemente marcado pela segregação de gênero (havia classes femininas e masculinas; o próprio prédio do grupo foi projetado com entradas separadas para meninos e meninas). Entretanto, quando se tratava das classes especiais, mantinha-se a co-educação
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