Atividades multidisciplinares : proposta de formação geral na universidade
Thaissa Helena Fattori
TCC
Português
TCC/UNICAMP F269a
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
70 f.
Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da SIlva Mercuri
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: O presente trabalho assumiu como objetivo geral: analisar as disciplinas Atividades Multidisciplinares (AM) enquanto proposta de formação geral/integral dos alunos de graduação, e como objetivos especificos: identificar as caracteristicas ou direções que as disciplinas Atividades...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho assumiu como objetivo geral: analisar as disciplinas Atividades Multidisciplinares (AM) enquanto proposta de formação geral/integral dos alunos de graduação, e como objetivos especificos: identificar as caracteristicas ou direções que as disciplinas Atividades Multidiscipliuares (AM) tem assumido; identificar e analisar a percepção dos alunos que cursaram tais disciplinas sobre o impacto da disciplina sobre sua formação e condições responsáveis pelo impacto, assim como os motivos para cursa-las. Para atingir os objetivos propostos optou-se pela realização de um estudo composto por dois momentos de coleta de dados. Um primeiro de natureza documental, realizado a partir dos documentos oficiais da instituição e, uma segunda etapa, com o desenvolvimento de um survey onde, buscou-se conhecer, a percepção dos alunos que haviam freqüentado tais disciplinas acerca do impacto sobre sua formação. A análise das características estruturais e de conteúdo, realizada atraves do estudo de uma série de itens dos programas das disciplinas AM já oferecidas indicam que, de maneira geral, as AM mantem as características de proposta inicial, de promover a formação geral do aluno, porém observa-se pontos de distanciamento de algumas caracteristicas, pontos esses que, se vierem a se tornar uma tendência, podem vir a descaracterizar os objetivos desse grupo de disciplinas. Entre esses aspectos o que mais ameaça as principias das AM é a que as vinculam ou direcionam para cursos ou áreas especificas. Foi observada que algumas disciplinas oferecidas direcianavam explicitamente seus programas para cursos ou áreas e, em alguns poucos casos, ate com reserva de turma para alunos de determinados cursos. No que se refere às contribuições que estas disciplinas tem trazida aos várias dominios da aprendizagem os resultados apontaram impactos em todos eles, incluindo a acadêmica, a vocacional/ profissional, e em especial nos domínios pessoal e social. Pode-se dizer que o conjunto total de aspectos analisados indicam que, em geral, as propostas das disciplinas que tem ocorrido sob a sigla de Atividades Multidisciplinares tem assumido características compatíveis e , portanto , favorecedoras do desenvolvimento de uma formação geral/íntegal dos estudantes de graduação. No entanto, estudos anteriores sobre o historico e implantação dessas disciplinas mostram que elas tem sido cursadas por um número bastante limitado de estudantes, cerca de 5% do total de matrículas em disciplinas de graduação. Sendo esta disciplina optativa no curriculo dos estudantes questiona-se, se a formação geral e integral do aluno, como um dos objetivos de universidade, não deveria se constituir em um elemento obrigatorio e explicitamente presente não só no projeto geral da instituição , mas , e principalmente, nos projetos pedagógicos dos diferentes cursos de graduação
Ver menos
Abstract: Not informed
Atividades multidisciplinares : proposta de formação geral na universidade
Thaissa Helena Fattori
Atividades multidisciplinares : proposta de formação geral na universidade
Thaissa Helena Fattori
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra