Análise de formação para o ensino de matematica dos cursos de pedagogia do Estado de São Paulo
Fabio Dieusis Batista
TCC
Português
TCC/UNICAMP B32a
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
57 f.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Esta pesquisa teve por propósito descrever e analisar as características, fundamentos e tendências da formação para o ensino de matemática nos cursos oficiais de pedagogia do Estado de São Paulo, com enfoque nas ementas referentes a 10 cursos de pedagogia tradicionais do Estado1. Para tanto, fizemos...
Ver mais
Esta pesquisa teve por propósito descrever e analisar as características, fundamentos e tendências da formação para o ensino de matemática nos cursos oficiais de pedagogia do Estado de São Paulo, com enfoque nas ementas referentes a 10 cursos de pedagogia tradicionais do Estado1. Para tanto, fizemos o levantamento da totalidade dos cursos de pedagogia do estado e das finalidades e caracteristicas das instituições que os abrigam; descrevemos a ocorrência das disciplinas, n os currículos, que indicam a formação para o ensino de matemática; analisamos os objetivos, abordagens, bem como o tratamento dado ao ensino de matemática expressos nas ementas, para descrever as tendências e singularidades
dessa formação no âmbito desses cursos; e conjecturamos sobre os propósitos de formação da disciplina de Fundamento do Ensino de Matemática do curso de pedagogia da Unicamp a partir da visão do aluno que freqüentou a disciplina. Para o levantamento dos dados quantitativos, usamos os sites do MEC-Ministério de Educação e Cultura e do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e
os sites das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo que dispõem o curso de pedagogia. Além disso, utilizamos um questionário que foi apresentado a 30 alunos que frequentaram a disciplina de Fundamentos do ensino da Matemática do curso de pedagogia da Unicamp. Os dados quantitativos das instituições referem se às inscritas até o primeiro semestre de 2009. A análise das ementas das
disciplinas e das respostas do questionário tem por referência as diretrizes curriculares para os cursos de pedagogia, as propostas curriculares nacionais para o ensino fundamental de matemática bem como a literatura sobre a formação inicial do professor de matematica dos anos iniciais do ensino fundamental. Ver menos
dessa formação no âmbito desses cursos; e conjecturamos sobre os propósitos de formação da disciplina de Fundamento do Ensino de Matemática do curso de pedagogia da Unicamp a partir da visão do aluno que freqüentou a disciplina. Para o levantamento dos dados quantitativos, usamos os sites do MEC-Ministério de Educação e Cultura e do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e
os sites das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo que dispõem o curso de pedagogia. Além disso, utilizamos um questionário que foi apresentado a 30 alunos que frequentaram a disciplina de Fundamentos do ensino da Matemática do curso de pedagogia da Unicamp. Os dados quantitativos das instituições referem se às inscritas até o primeiro semestre de 2009. A análise das ementas das
disciplinas e das respostas do questionário tem por referência as diretrizes curriculares para os cursos de pedagogia, as propostas curriculares nacionais para o ensino fundamental de matemática bem como a literatura sobre a formação inicial do professor de matematica dos anos iniciais do ensino fundamental. Ver menos
Análise de formação para o ensino de matematica dos cursos de pedagogia do Estado de São Paulo
Fabio Dieusis Batista
Análise de formação para o ensino de matematica dos cursos de pedagogia do Estado de São Paulo
Fabio Dieusis Batista
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra