Novas atrizes no cenário da creche : um estudo sobre a inserção de monitoras de educação infantil em um CEMEI deCampinas
Silmara Helena Alvares
TCC
Português
TCC/UNICAMP AL86n
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
93 f.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2008 em uma creche da rede pública do município de Campinas. O processo seletivo para contratação de monitoras de educação infantil de Campinas, ocorrido no ano de 2007, exigia das candidatas apenas o ensino médio (sem a...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2008 em uma creche da rede pública do município de Campinas. O processo seletivo para contratação de monitoras de educação infantil de Campinas, ocorrido no ano de 2007, exigia das candidatas apenas o ensino médio (sem a modalidade Normal). No entanto, devido ao grau de dificuldade das provas, muitas das pessoas aprovadas neste processo eram formadas em curso superior em diferentes áreas do conhecimento. A hipótese levantada é se estas pessoas estavam preparadas para exercer a docência com as crianças de 0 a 3 anos. Analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas novas ontratadas que não dispunham de conhecimentos teóricos e práticos na Educação Infantil e discutir o tipo de formação dada em serviço para elas foram os principais norteadores desta pesquisa. Apesar destas pessoas não terem a formação exigida pela lei para atuar como professoras, exercem função docente nas creches e, portanto podem ser consideradas professoras leigas. Foi observado que as novas contratadas pelo governo municipal, sem experiência na docência com as crianças de creche, viram nas brincadeiras uma nova forma de vivenciar o trabalho pedagógico, uma alternativa para quem nada conhecia sobre educação infantil. Embora a pesquisa nesta creche tenha demonstrado que as monitoras não adotaram um viés escolarizante na docência com as crianças pequenininhas, elas não estavam preparadas para a complexidade do trabalho educativo e as especificidades da Educação Infantil enquanto direito à primeira etapa da Educação Básica
Ver menos
Novas atrizes no cenário da creche : um estudo sobre a inserção de monitoras de educação infantil em um CEMEI deCampinas
Silmara Helena Alvares
Novas atrizes no cenário da creche : um estudo sobre a inserção de monitoras de educação infantil em um CEMEI deCampinas
Silmara Helena Alvares
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra