Descartes meditando : a formação do sujeito no exercicio meditativo
Thiago Martins Furtado
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F984d
[Descartes in meditation]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
140 p.
Orientador: Eneias Junior Forlin
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Esta dissertação tem como objeto a formação do sujeito cartesiano nas Meditações Metafísicas, partindo da leitura de Michel Foucault. Ao analisar a obra maior de Descartes, especialmente com o texto "Mon corps, ce papier, ce feu" (1972), Foucault enfatizou a trama "ascética" do discurso...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação tem como objeto a formação do sujeito cartesiano nas Meditações Metafísicas, partindo da leitura de Michel Foucault. Ao analisar a obra maior de Descartes, especialmente com o texto "Mon corps, ce papier, ce feu" (1972), Foucault enfatizou a trama "ascética" do discurso meditativo, que se cruza com a trama demonstrativa. É pelo exercício (ascese) que o sujeito se forma ou se transforma pelas enunciações discursivas. O conceito de meditação, seu aspecto ascético, é portanto o núcleo deste trabalho, que foi dividido em três partes: a primeira faz uma análise do conceito de linguagem na obra cartesiana, visando explicar se há um ideal estilístico propugnado pelo filósofo francês e quais os motivos que o levaram a optar pela forma discursiva 'meditação'. A segunda parte analisa o 'exercício meditativo' a partir de uma dupla perspectiva: de um lado descreve a meditação como uma prática que engloba um conjunto de regras que constituem uma arte (techné); por outro, analisa a meditação como forma discursiva ou gênero literário/filosófico, indicando as origens do discurso cartesiano nas obras legadas pela literatura cristã. O objetivo deste segundo capítulo é mostrar os pontos de continuidade da filosofia cartesiana com a tradição mas, principalmente, mostrar a especificidade de uma 'meditação demonstrativa' em oposição às meditações místicas. O terceiro capítulo aborda o texto cartesiano como uma "obra de arte", isto é, destaca e analisa as estratégias narrativas utilizadas por Descartes nas Meditações - enredo, narrador, tempo/espaço, estilo, etc. Finalmente, na conclusão, além da enumeração dos resultados obtidos pela pesquisa, mostraremos que há em Descartes uma solidariedade e coerência entre o emprego de uma forma discursiva teórica e um "modo de vida filosófico", o que nos aproxima da tese sustentada pelo historiador francês Pierre Hadot
Ver menos
Abstract: The present dissertation takes as its object the formation of the Cartesian subject in the Metaphysical Meditations, taking as point of departure Michel Foucault's reading of the subject. When he analyzed Descartes' greatest work, especially as we see in the text "Mon corps, ce papier, ce...
Ver mais
Abstract: The present dissertation takes as its object the formation of the Cartesian subject in the Metaphysical Meditations, taking as point of departure Michel Foucault's reading of the subject. When he analyzed Descartes' greatest work, especially as we see in the text "Mon corps, ce papier, ce feu" (1972), Foucault emphasized the meditative discourse's "ascetic" scheme, which is entangled with the demonstrative scheme. It is through the exercise (ascesis) that the subject forms itself or transforms itself by the discursive enunciations. The concept of mediation, its ascetic character, is therefore the core of the present work, which was divided in three parts: the first analyzes the concept of language in the Cartesian work, trying to explain if there is a stylistic ideal carried forth by the French philosopher, and what were his motivations for adopting the meditative discursive form. The second part analyzes the 'meditative exercise' from a double perspective: in one hand the meditation is described as a praxis which presupposes a set of rules constituent of a certain art (techné); on the other, the meditation is analyzed as a discursive form or literary/philosophic genre, whose origins can be traced back in the works produced by the christian literature. This second chapter aims at showing the points of continuity between the Cartesian philosophy and the tradition, but, furthermore, it aims at showing the specificity of a 'demonstrative meditation' in opposition to the mystical meditations. The third chapter approaches the Cartesian text as a 'work of art', that is, it detaches and analyzes the narrative strategies used by Descartes in the Meditations - plot, narrator, space/time, style, etc. Finally, in our conclusion, besides enumerating the results obtained through our research, we shall show that there is in Descartes a solidarity and coherency between the use of a theoretical discursive form and a "philosophical way of life", what makes us closer to the thesis sustained by the French historian Pierre Hadot
Ver menos
Descartes meditando : a formação do sujeito no exercicio meditativo
Thiago Martins Furtado
Descartes meditando : a formação do sujeito no exercicio meditativo
Thiago Martins Furtado
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra