Corpo ficcional : da dança brasileira ao teatro contemporaneo
Gracia Maria Navarro
TESE
Português
T/UNICAMP N228c
[The ficcional body]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
135 p. : il.
Orientador: Veronica Fabrini Machado de Almeida
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho apresenta uma síntese de práticas de criação cênica que emergem de um modo particular de abordagem da construção do corpo nas danças populares brasileiras e no teatro contemporâneo. A pesquisa explora e redimensiona a qualidade singular do corpo em traduzir um sistema de signos...
Ver mais
Resumo: Este trabalho apresenta uma síntese de práticas de criação cênica que emergem de um modo particular de abordagem da construção do corpo nas danças populares brasileiras e no teatro contemporâneo. A pesquisa explora e redimensiona a qualidade singular do corpo em traduzir um sistema de signos em outros, a partir de um olhar analítico nos campos do teatro contemporâneo, da dança, do candomblé e na cura xamanística, apropriando-se desta qualidade para dela extrair fundamentos de procedimentos técnicos de criação cênica. Os procedimentos apresentados foram garimpados e amadurecidos ao longo de situações formativas no curso do bacharelado em Artes Cênicas e de criação cênica independente. A operação central dos procedimentos criativos resulta nessa obra que se pretende um teatro dançado, no qual o corpo não formula sentido, mas articula energia em uma ação na qual tudo é gesto.
Ver menos
Abstract: This research shows a sintesis of scenic creative process that emerges from a particular approach on the ("bilding" up) of the body in brasilian popular dances and its links with the contemporary theatre. The investigation explores and bring a new dimension to the singular quality of the...
Ver mais
Abstract: This research shows a sintesis of scenic creative process that emerges from a particular approach on the ("bilding" up) of the body in brasilian popular dances and its links with the contemporary theatre. The investigation explores and bring a new dimension to the singular quality of the body in translating different systems of symbols. The creative process engages it self by stracting bases of tecnic procedures in scenic creation. From an analic view on contemporary theatre, dance, Candomblé and xamanic healing. The procedures showed were sxtrated and (got mature) during the bachelor course in scenic arts and among independent scenic creations. The central mechanism of there creation process results in (on?) a danced - theatre in wich the body does not formulate a sense, but (instead), it articules energy in action, where every thing is gesture.
Ver menos
Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-
Orientador
Muller, Regina Aparecida Polo, 1950-
Avaliador
Quilici, Cassiano Sydow, 1959-
Avaliador
Coelho, Jose Luiz Ligiero
Avaliador
Aguiar, Carmem Maria
Avaliador
Corpo ficcional : da dança brasileira ao teatro contemporaneo
Gracia Maria Navarro
Corpo ficcional : da dança brasileira ao teatro contemporaneo
Gracia Maria Navarro
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra