O processo colaborativo na formação do ator
Adilson Doniseti Ledubino
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L499p
[The colaborative process in the actors education]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
135 p. : il.
Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa aqui apresentada investiga as características históricas e práticas do processo colaborativo aplicado à formação do ator numa situação não formal de ensino. Está inserida, portanto, no campo da pedagogia do teatro, caracterizando-se ainda como trabalho de reflexão teórica voltada...
Ver mais
Resumo: A pesquisa aqui apresentada investiga as características históricas e práticas do processo colaborativo aplicado à formação do ator numa situação não formal de ensino. Está inserida, portanto, no campo da pedagogia do teatro, caracterizando-se ainda como trabalho de reflexão teórica voltada à prática específica de criação do espetáculo "Miraflores", empreendida pela Companhia Bacante de Teatro, grupo sediado no interior do estado de São Paulo. O teatro é aqui caracterizado como ação cultural e o terreno de sua prática como importante território para a formação profissional de um ator afinado à perspectiva colaborativa, crítica e ética de seu trabalho. Ganham destaque as questões da improvisação, a teoria como elemento fundamental de preparação, a polaridade amador e profissional, o caráter dialógico da interação entre diretor e atores, a autoria compartilhada por todos os artistas engajados numa criação dramatúrgica e cênica pautadas na teoria brechtiana.
Ver menos
Abstract: The research shown here, investigates the historical characteristics and methods of the collaborative process put into practice for an actor that is not taking a regular drama course. It is covered, therefor, by the pedagogy of drama, and also becoming a theory reflection work,...
Ver mais
Abstract: The research shown here, investigates the historical characteristics and methods of the collaborative process put into practice for an actor that is not taking a regular drama course. It is covered, therefor, by the pedagogy of drama, and also becoming a theory reflection work, specifically focusing in writing the play "Miraflores", by the theater company " Companhia Bacante de Teatro", from the country of São Paulo State, Brazil. Theater here is a cultural movement and where it takes place, the stage, is the greatest foundation for an amateur actor to become a professional, together with that, there is a collaborative, critical and ethical awareness of his work. There is also a special place for the improvisations, something that is vital for an actor's education. Also it makes place for discussions such as the differences between amateur and a professional actors. The relationship between the director and the actors should be more open for discussions and then finally be able to write a play together based on Bertolt Brecht's theories.
Ver menos
O processo colaborativo na formação do ator
Adilson Doniseti Ledubino
O processo colaborativo na formação do ator
Adilson Doniseti Ledubino
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra