Produção de conhecimento e atividade formativa : uma proposta para educadores
Marlene Seica Goldenstein
TESE
Português
T/UNICAMP G566p
[Knowledge production and formation activity]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
161 p : il.
Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho trata do desenvolvimento de um projeto formativo que envolve os educadores participantes na produção do conhecimento social que interessa a sua atuação na realidade cotidiana. O projeto formativo tem origem numa vertente da pesquisa-ação participativa da década de 1970 e se...
Ver mais
Resumo: Este trabalho trata do desenvolvimento de um projeto formativo que envolve os educadores participantes na produção do conhecimento social que interessa a sua atuação na realidade cotidiana. O projeto formativo tem origem numa vertente da pesquisa-ação participativa da década de 1970 e se fundamenta na concepção marxista de conhecimento e de desenvolvimento cognitivo. Analisamos três experiências que articulam produção de conhecimento e aprendizagem com a participação ativa de professores de escolas em zona rural; de coordenadores pedagógicos e de gestores da rede pública paulista. O trabalho pretende contribuir para novas práticas formativas de ensinantes e aprendentes dentro e fora da escola.
Ver menos
Abstract: This works deals with the development of a formative proposal involving educators on the production of a social knowledge relevant to their everyday activities. The formative proposal has its origins in the participatory actionresearch conducted during the nineteen seventies and is rooted...
Ver mais
Abstract: This works deals with the development of a formative proposal involving educators on the production of a social knowledge relevant to their everyday activities. The formative proposal has its origins in the participatory actionresearch conducted during the nineteen seventies and is rooted in Vygostky's Marxist concept of knowledge and cognitive development. Instances of three different experiences are presented in which knowledge production is articulated through learning experiences: rural area school teachers, pedagogical coordinators from urban schools, and administrators from S. Paulo's public school system. The aim with this work is to contribute to the formation of new practices suitable for both instructors (lecturers) and learners inside and outside the classroom.
Ver menos
Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-
Orientador
Oliveira, Manuel Oriovaldo de
Avaliador
Pinto, Umberto de Andarde
Avaliador
Sampaio, Elaine Araujo
Avaliador
Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Avaliador
Produção de conhecimento e atividade formativa : uma proposta para educadores
Marlene Seica Goldenstein
Produção de conhecimento e atividade formativa : uma proposta para educadores
Marlene Seica Goldenstein
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra