O curriculo e a relação com a pratica dos professores
Vera Lucia Capato Leone
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP L553c
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
38 f.
Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Meu trabalho tem como foco, ressaltar a importância da formação do
professor e daqueles que trabalham com Educação por entender que esses
precisam desenvolver-se como profissionais e sujeitos críticos da realidade, situar-se
como educadores e cidadãos, participantes do processo de... Ver mais Resumo: Meu trabalho tem como foco, ressaltar a importância da formação do
professor e daqueles que trabalham com Educação por entender que esses
precisam desenvolver-se como profissionais e sujeitos críticos da realidade, situar-se
como educadores e cidadãos, participantes do processo de construção da
cidadania.
Procurei enfatizar nesse trabalho que as atividades realizadas nas escolas, no
cotidiano para que pudessem servir de aprendizagem tanto para alunos como
professores. Procurei evidenciar a necessidade do conhecimento teórico, para poder
conceituar como mudar a prática em resposta às novas exigências da sociedade.
Compreender a escola como local de construção de relações, de criação, re-criação
do próprio trabalho foi uma possibilidade onde alunos/professores puderam
reconhecer-se, redefinir as relações com a instituição, com as crianças, famílias e
comunidade.
O presente trabalho é conseqüência das experiências vividas no Curso de
Formação de Professores ¿ PROESF, da UNICAMP, em parceria com os municípios
da Região Metropolitana de Campinas, na disciplina de Currículo e Escola e
pretende afirmar a necessidade do professor e formador conhecer a educação como
processo participativo de construção e apropriação de conhecimento para a
transformação de si próprio, de sua prática e da sociedade em que vive.
Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho pretende demonstrar que os
estudos sobre o Currículo, permitiram aos Professores e Assistentes Pedagógicos
compreenderem que a construção do currículo deve pautar-se pelo resgate da
cultura de que o aluno é portador e não pela distribuição do conhecimento que limita
o professor à condição de "meio". Só assim é possível romper com a postura acrítica
pela qual o trabalho em sala de aula tende tanto a seguir o discurso tecnicista
quanto a desenvolver e reproduzir determinadas relações de poder.
Esse foi, conforme descrevo no corpo do trabalho, o caminhar de nossos
encontros, do senso comum ao científico, almejando a transformação. Ver menos
professor e daqueles que trabalham com Educação por entender que esses
precisam desenvolver-se como profissionais e sujeitos críticos da realidade, situar-se
como educadores e cidadãos, participantes do processo de... Ver mais Resumo: Meu trabalho tem como foco, ressaltar a importância da formação do
professor e daqueles que trabalham com Educação por entender que esses
precisam desenvolver-se como profissionais e sujeitos críticos da realidade, situar-se
como educadores e cidadãos, participantes do processo de construção da
cidadania.
Procurei enfatizar nesse trabalho que as atividades realizadas nas escolas, no
cotidiano para que pudessem servir de aprendizagem tanto para alunos como
professores. Procurei evidenciar a necessidade do conhecimento teórico, para poder
conceituar como mudar a prática em resposta às novas exigências da sociedade.
Compreender a escola como local de construção de relações, de criação, re-criação
do próprio trabalho foi uma possibilidade onde alunos/professores puderam
reconhecer-se, redefinir as relações com a instituição, com as crianças, famílias e
comunidade.
O presente trabalho é conseqüência das experiências vividas no Curso de
Formação de Professores ¿ PROESF, da UNICAMP, em parceria com os municípios
da Região Metropolitana de Campinas, na disciplina de Currículo e Escola e
pretende afirmar a necessidade do professor e formador conhecer a educação como
processo participativo de construção e apropriação de conhecimento para a
transformação de si próprio, de sua prática e da sociedade em que vive.
Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho pretende demonstrar que os
estudos sobre o Currículo, permitiram aos Professores e Assistentes Pedagógicos
compreenderem que a construção do currículo deve pautar-se pelo resgate da
cultura de que o aluno é portador e não pela distribuição do conhecimento que limita
o professor à condição de "meio". Só assim é possível romper com a postura acrítica
pela qual o trabalho em sala de aula tende tanto a seguir o discurso tecnicista
quanto a desenvolver e reproduzir determinadas relações de poder.
Esse foi, conforme descrevo no corpo do trabalho, o caminhar de nossos
encontros, do senso comum ao científico, almejando a transformação. Ver menos
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