O pais chamado leitura e a descoberta do sr. Q : um estudo sobre os pontos de vista de professores de ingles sobre leitura em LE
Juliana Gonçalves de Oliveira
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP OL4p
[The reading land and the finding of finding of Mr. Q]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
132 p. : il.
Orientador: Linda Gentry El Dash
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O principal objetivo deste estudo é realizar um levantamento entre os professores de língua estrangeira/inglês de suas concepções sobre leitura e ensino de leitura. Foi usada a Metodologia 'Q' nos procedimentos aplicados entre os professores dos diferentes contextos, a saber; escola pública,...
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Resumo: O principal objetivo deste estudo é realizar um levantamento entre os professores de língua estrangeira/inglês de suas concepções sobre leitura e ensino de leitura. Foi usada a Metodologia 'Q' nos procedimentos aplicados entre os professores dos diferentes contextos, a saber; escola pública, escola particular, escola de idiomas e o ensino no 3º grau. Entre os procedimentos de pesquisa utilizados podemos citar: as entrevistas iniciais de onde foram selecionados os itens para formar a amostra 'Q'; a aplicação do procedimento denominado Distribuição Q entre os 52 participantes do estudo; a análise fatorial das respostas; e as entrevistas finais com os sujeitos mais típicos de cada ponto de vista revelado na análise fatorial. O resultado da análise fatorial, por meio da distribuição Q, revelou seis pontos de vista compartilhados entre os professores participantes, denominados a priori pontos de vistas A, B,C, D, E e F. Os sujeitos do ponto de vista A relacionam a leitura e a aula de leitura ao conhecimento da cultura de outro povo. Os professores que compõem o fator B vêem a leitura como algo dinâmico e prático, sem interrupções, tais como olhar no dicionário, para eles a inferência de vocabulário é muito importante. Os professores que compartilham do ponto de vista C compreendem a leitura como peça importante no aprendizado da língua, o diferencial deste grupo é a questão de tornar a aula propicia para esta atividade; o ambiente e a motivação que provocam nos alunos é o importante para eles quando a questão é ler. Os professores do ponto de vista D compreendem a leitura como uma atividade silenciosa, o oposto do que acreditam ser a leitura e a aula de leitura dos professores do ponto de vista E, que preferem ler em voz alta. Por fim, os professores pertencentes ao fator F querem que seus alunos a leiam por prazer, entretanto, diferentemente do ponto de vista C, eles querem que os alunos descubram esse prazer lendo sozinhos, sem depender muito do ambiente da aula e da motivação que o professor possa dar. Ler é algo individual e por isso a motivação, que vem de fatores externos, não é primordial para isso
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Abstract: The main purpose of this study is to reveal the points of view of teachers of a foreign language about reading and the relationship with the development of this activity in the class. The procedures and techniques of Q-Methodology were used with the teachers from different contexts, are...
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Abstract: The main purpose of this study is to reveal the points of view of teachers of a foreign language about reading and the relationship with the development of this activity in the class. The procedures and techniques of Q-Methodology were used with the teachers from different contexts, are they the public school, the private school, the idioms school and the teachers of English for Specific Purposes. At first, individual interviews were made with the teachers to get the statements for the Q-sample. Then, 52 participants took part in the Qsorting step, which was followed by the factor analysis of the Q-sorts. Factor analysis showed six resulting factors, A, B, C, D,E, F each one representing a different viewpoint shared between the subjects loaded on each factor. The participants loaded on A consider the reading and the reading class linked to the culture of other people. The respondents who share the point of view represented on B give importance to the reading act as a dynamic act, without interruptions, as look in the dictionary, for them the vocabulary inferences are primordial. The teaches whose share the same point of view on factor C, comprehend reading as a fundamental tool in the learning process, the difference among this factor is that they want to created a perfect environment inside the classroom to contribute to the reading. The teachers on factor D share the idea of reading as a silent process; this view is the opposite that teachers from factor E believe, because they prefer reading aloud all the time. Finally, teachers on factor F would like to make the moment as pleasure moment, however, differently from the teachers on factor C, they want the students look forward this pleasure alone, without depending on the environment in the class
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