A educação fisica e as praticas corporais no ensino medio : visão da legislação e dos professores
Camila Neves Correa Marques
TCC
Português
TCC/UNICAMP M347e
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
124 p.
Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: As Orientações Curriculares para o Ensino Médio consideram que um dos papéis da Educação Física seja o de compreender e discutir junto aos jovens os valores e significados que estão por trás de suas práticas corporais marcadas por diferentes situações e condições sociais, econômicas, morais,...
Ver mais
Resumo: As Orientações Curriculares para o Ensino Médio consideram que um dos papéis da Educação Física seja o de compreender e discutir junto aos jovens os valores e significados que estão por trás de suas práticas corporais marcadas por diferentes situações e condições sociais, econômicas, morais, culturais, religiosas e étnicas. Este trabalho pretende realizar uma análise da nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física, recentemente distribuída, a qual acreditamos não ser adequada servindo apenas para organizar o que já existe, pois ainda apresenta uma única forma de cultura a ser veiculada no Ensino Médio. Diante da riqueza de práticas e manifestações culturais da cultura corporal existentes, escolheram, de forma hegemônica, alguns conteúdos em detrimento das manifestações culturais que são produzidas e consumidas pelos alunos. O presente trabalho também prevê a realização de entrevistas com os professores de Ensino Médio de escolas públicas estaduais, acerca de seu conhecimento a respeito da Nova Proposta, a maneira como ela se desenvolveu na escola e os problemas com seu desenvolvimento
Ver menos
Abstract: The Curricular Orientations for the High School consider that to comprehend and discuss with young people the values and meanings that are under their body practices based on different situations and social, economic, moral, cultural, religious and ethnics conditions is one of the main...
Ver mais
Abstract: The Curricular Orientations for the High School consider that to comprehend and discuss with young people the values and meanings that are under their body practices based on different situations and social, economic, moral, cultural, religious and ethnics conditions is one of the main point of Physical Education. This research intends to explain a analysis in relation to the new Curricular Proposal elaborated by the state of São Paulo for Physical Education, recently published, which we believe do not be the right one to replace the current one being useful just to organize what still exists, because this new Curricular Proposal still uses only one way of culture to be taught in the high school. Although all the practices and body cultural manifestations, they chose, in a hegemonic way, some contents instead of those cultural manifestations produced and adopted by the students. This current study also foresees interviews with high school teachers from public schools, around teachers¿ knowledge about this new proposal, the way it was applied on the schools and the problems with its use
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448541
A educação fisica e as praticas corporais no ensino medio : visão da legislação e dos professores
Camila Neves Correa Marques
A educação fisica e as praticas corporais no ensino medio : visão da legislação e dos professores
Camila Neves Correa Marques
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra