A arte circense no ensino infantil : reflexões sobre uma proposta
Lara Costa Dias
TCC
Português
TCC/UNICAMP D543a
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
109 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Atualmente no Brasil e no mundo detectamos o aumento da procura, por parte dos pais, das mães e das crianças, da possível inclusão das aulas de circo em escolas de Educação Formal e Informal. Diante disso, percebemos a necessidade de analisar e aprofundar nossas reflexões acadêmicas sobre a...
Ver mais
Resumo: Atualmente no Brasil e no mundo detectamos o aumento da procura, por parte dos pais, das mães e das crianças, da possível inclusão das aulas de circo em escolas de Educação Formal e Informal. Diante disso, percebemos a necessidade de analisar e aprofundar nossas reflexões acadêmicas sobre a situação do binômio: circo-escola. Almejamos, portanto, localizar os pontos mais relevantes (experiências de êxitos e de fracasso) da relação simbiótica do circo inserido nas aulas de Educação Física, no contexto da escola de Ensino Formal da Fundação Douglas Andreani. Dessa maneira, acreditamos que trabalhos que venham ampliar os conhecimentos sobre este tema têm relevante importância no âmbito acadêmico da Educação da Física. Deste modo o presente trabalho tem como finalidade aguçar essa discussão teórico-prática de aulas de circo na Educação Formal, apresentando e analisando uma proposta real desenvolvida no ano de 2007 e 2008 na periferia da cidade de Campinas (Brasil). Nessa pesquisa estão expostas as atividades voltadas para as crianças de cinco e seis anos de idade nas modalidades manipulação e acrobacias. É apresentada, dessa maneira, uma reflexão com conteúdos tanto práticos como teóricos sobre a importância da utilização dos jogos circenses e seus imprescindíveis cuidados e recomendações para serem inseridos no currículo da Educação Física no Ensino Infantil
Ver menos
Ver menos
Abstract: At present times, both in Brazil and abroad, parents and children increasingly demand the inclusion of circus lessons in the formal and informal educational programmes of primary schools. Taking this into consideration, I believe that there is a clearly-defined need of analyzing, from a...
Ver mais
Abstract: At present times, both in Brazil and abroad, parents and children increasingly demand the inclusion of circus lessons in the formal and informal educational programmes of primary schools. Taking this into consideration, I believe that there is a clearly-defined need of analyzing, from a scientific point of view, the existing connections between circus and schooling. Therefore I aspire to analyize the succesful and failed experiences in this field of the Douglas Andreani Foundation and its Formal Education school, paying special attention to the role of circus activities in physical education classes. I consider the research on this topic a focal point for the academic sphere of physical education. The current essay aims to stimulate the practical and theoretical discussion on the role of circus lessons in formal education, presenting and analyzing a project carried out in 2007-2008 in the outskirts of the Brazilian city of Campinas. Throughout this paper, I have analyzed the activities designed for 5 and 6 years old children in the area of manipulation and acrobatics. Hence I present a reflection on the importance of the use of circensian games, including practical and theoretical contents as well as recommendations for the correct inclusion of these activities in the curricula of physical education classes in Elementary School
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448524
A arte circense no ensino infantil : reflexões sobre uma proposta
Lara Costa Dias
A arte circense no ensino infantil : reflexões sobre uma proposta
Lara Costa Dias
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra