Recreio escolar : uma analise qualitativa sobre a agressividade entre os estudantes de ensino fundamental I
Kethylin Viotto Recco
TCC
Português
TCC/UNICAMP R243r
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
71 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Esta pesquisa do tipo qualitativa-descritiva teve como objetivo analisar a agressividade manifestada no recreio de uma escola pública de ensino fundamental I da cidade de Campinas- SP. É principalmente no recreio que ocorrem as diversas situações agressivas entre as crianças, pois nesse...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa do tipo qualitativa-descritiva teve como objetivo analisar a agressividade manifestada no recreio de uma escola pública de ensino fundamental I da cidade de Campinas- SP. É principalmente no recreio que ocorrem as diversas situações agressivas entre as crianças, pois nesse momento há um menor controle por parte dos adultos. Para atingir esse objetivo, realizamos dezesseis observações de recreio e, concomitantemente, registramos essas observações em um diário de campo. Este estudo foi realizado numa escola pública de ensino fundamental I, no período matutino, durante dois meses, tendo em vista, os estudantes de 1ª a 4ª séries e os profissionais responsáveis por esse momento escolar. Mediante os dados levantados, dividimos o material em três tópicos correspondentes: quanto ao contexto de ocorrência de situações agressivas, a reação desencadeada no agredido e a intervenção do adulto e/ou dos colegas. Em relação ao primeiro tópico, quanto ao contexto de ocorrência, foram observadas quatro situações predominantes de agressões tanto físicas como verbais: situação de jogo, provocações, filas e disputa de material. Sobre o segundo tópico, a reação desencadeada no agredido, subdividimos em: revide e não revide. Acerca do último tópico, a intervenção do adulto e/ou dos colegas, constatamos: fala geral sobre a temática, conversa com o agressor e com o agredido, aconselhamento, advertência, chamada de atenção aos envolvidos e ação física direta. Os resultados apontaram para uma predominância de atos agressivos nas ocasiões de jogo esportivo e agressões tanto físicas como verbais entre os respectivos escolares. Assim, o recreio escolar por ser um ambiente propício para atividades diversificadas não deve ser negligenciado do contexto escolar
Ver menos
Abstract: The purpose of this qualitative-descriptive research is to analyse the aggressiveness showed by students during the school break at a public primary school in Campinas ¿ SP. It is mainly during the school break that several aggressiveness situations a among children occur, because that is...
Ver mais
Abstract: The purpose of this qualitative-descriptive research is to analyse the aggressiveness showed by students during the school break at a public primary school in Campinas ¿ SP. It is mainly during the school break that several aggressiveness situations a among children occur, because that is when there is a little control by the adults. We made sixteen observations during the school break and, we registered those observations in a daybook. This study was made in a public primary school during two months in the morning. The group observed children from first to fourth grades, teachers and school employees. Through the data, we divided this study in three corresponding topics related to: the context of the occurence of aggressiveness situations, the reaction in those attacked and adult or peer intervention. As the first topic is concerned, four situations of physical and verbal aggression were observed: sporting games, teasing, queueing and dispute over belongings. The second topic was subdivided in: reaction and no-reaction. The last topic was subdivided in: adults addressing the group about the agression event, advising, reprimanding and a direct physical action. We concluded that both physical and verbal aggressiveness among the students occur predominantly during sports. Thus, the school break is a moment to propose several activities and it should not be neglected at school context
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448314
Recreio escolar : uma analise qualitativa sobre a agressividade entre os estudantes de ensino fundamental I
Kethylin Viotto Recco
Recreio escolar : uma analise qualitativa sobre a agressividade entre os estudantes de ensino fundamental I
Kethylin Viotto Recco
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra