A aquisição de uma segunda lingua por crianças : um estudo socio-internacionista
Carmen Zink Bolognini
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B638a
Campinas, SP : [s.n.], 1985.
142 f.
Orientador: Joanne Busnardo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Segundo a proposta sócio-interacionista, conforme apresentado por de Lemos, a aquisição da primeira língua é pelo menos parcialmente explicada por processos de interação adulta-criança, sendo um deles o de especularidade ou imitação recíproca. Com base nessa proposta, o nosso objetivo é...
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Resumo: Segundo a proposta sócio-interacionista, conforme apresentado por de Lemos, a aquisição da primeira língua é pelo menos parcialmente explicada por processos de interação adulta-criança, sendo um deles o de especularidade ou imitação recíproca. Com base nessa proposta, o nosso objetivo é verificar como se daria a interação ocorrida entre adulto falante nativo e criança adquirindo uma segunda língua. Uma análise dos comportamentos lingüísticos dos nossos sujeitos (dois adultos e duas crianças) revelou-nos a existência de basicamente duas atitudes tomadas por eles: a pedagógica e a comunicativa. Cada uma das atitudes trouxe como conseqüência um estilo especular de interação: o recíproco e o não-recíproco. Acrescentamos também uma análise de algumas das possíveis causas e conseqüências do emprego desses dois estilos de interação
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Abstract: Not informed.
A aquisição de uma segunda lingua por crianças : um estudo socio-internacionista
Carmen Zink Bolognini
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Carmen Zink Bolognini
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