Aspectos da complementação de uma classe de verbos de percepção
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B278a
Campinas, SP : [s.n.], 1977.
124 f. : il.
Orientador: Frank Roberts Brandon
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A dissertação tem por objetivo descrever alguns aspectos de complementação de uma classe de verbos de percepção do português,
tais como VER, OUVIR e SENTIR, dentro do quadro da gramática gerativo-transformacional. Partindo-se de dados concretos, procura-se investigar em que medida os fatores...
Resumo: A dissertação tem por objetivo descrever alguns aspectos de complementação de uma classe de verbos de percepção do português,
tais como VER, OUVIR e SENTIR, dentro do quadro da gramática gerativo-transformacional. Partindo-se de dados concretos, procura-se investigar em que medida os fatores sintáticos estão correlacionados aos fatores semânticos, e quais estruturas subjacentes e transformações são adequadas aos fatos empíricos. Faz-se uma análise dos complementos com que e com infinitivo, concluindo-se que os. mesmos provêm de uma mesma estrutura básica, diferindo no valor temporal, sendo os primeiros derivados de orações temporais e os segundos, de orações atemporais. Propõe-se uma alteração na regra de base formulada pela teoria standard, para o Auxiliar, e a subcategorização dos verbos de acordo com o tipo de oração que tomam como complemento. Os verbos de percepção passiva não são considerados como pares de verbos homófonos, propondo-se que as diferenças de significado que apresentam, sejam tratadas em termos de regras de interpretação semântica que se aplicam à estrutura subjacente, visto que o que ~ relevante para a interpretação nesse caso, é a informação dada pelas Regras de Estrutura Frasal e de Inserção Lexical
Abstract: Not informed.