Aspectos da complementação de uma classe de verbos de percepção
Anna Rachel Machado Paes de Barros
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B278a
Campinas, SP : [s.n.], 1977.
124 f. : il.
Orientador: Frank Roberts Brandon
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A dissertação tem por objetivo descrever alguns aspectos de complementação de uma classe de verbos de percepção do português,
tais como VER, OUVIR e SENTIR, dentro do quadro da gramática gerativo-transformacional. Partindo-se de dados concretos, procura-se investigar em que medida os fatores... Ver mais Resumo: A dissertação tem por objetivo descrever alguns aspectos de complementação de uma classe de verbos de percepção do português,
tais como VER, OUVIR e SENTIR, dentro do quadro da gramática gerativo-transformacional. Partindo-se de dados concretos, procura-se investigar em que medida os fatores sintáticos estão correlacionados aos fatores semânticos, e quais estruturas subjacentes e transformações são adequadas aos fatos empíricos. Faz-se uma análise dos complementos com que e com infinitivo, concluindo-se que os. mesmos provêm de uma mesma estrutura básica, diferindo no valor temporal, sendo os primeiros derivados de orações temporais e os segundos, de orações atemporais. Propõe-se uma alteração na regra de base formulada pela teoria standard, para o Auxiliar, e a subcategorização dos verbos de acordo com o tipo de oração que tomam como complemento. Os verbos de percepção passiva não são considerados como pares de verbos homófonos, propondo-se que as diferenças de significado que apresentam, sejam tratadas em termos de regras de interpretação semântica que se aplicam à estrutura subjacente, visto que o que ~ relevante para a interpretação nesse caso, é a informação dada pelas Regras de Estrutura Frasal e de Inserção Lexical Ver menos
tais como VER, OUVIR e SENTIR, dentro do quadro da gramática gerativo-transformacional. Partindo-se de dados concretos, procura-se investigar em que medida os fatores... Ver mais Resumo: A dissertação tem por objetivo descrever alguns aspectos de complementação de uma classe de verbos de percepção do português,
tais como VER, OUVIR e SENTIR, dentro do quadro da gramática gerativo-transformacional. Partindo-se de dados concretos, procura-se investigar em que medida os fatores sintáticos estão correlacionados aos fatores semânticos, e quais estruturas subjacentes e transformações são adequadas aos fatos empíricos. Faz-se uma análise dos complementos com que e com infinitivo, concluindo-se que os. mesmos provêm de uma mesma estrutura básica, diferindo no valor temporal, sendo os primeiros derivados de orações temporais e os segundos, de orações atemporais. Propõe-se uma alteração na regra de base formulada pela teoria standard, para o Auxiliar, e a subcategorização dos verbos de acordo com o tipo de oração que tomam como complemento. Os verbos de percepção passiva não são considerados como pares de verbos homófonos, propondo-se que as diferenças de significado que apresentam, sejam tratadas em termos de regras de interpretação semântica que se aplicam à estrutura subjacente, visto que o que ~ relevante para a interpretação nesse caso, é a informação dada pelas Regras de Estrutura Frasal e de Inserção Lexical Ver menos
Abstract: Not informed.
Aspectos da complementação de uma classe de verbos de percepção
Anna Rachel Machado Paes de Barros
Aspectos da complementação de uma classe de verbos de percepção
Anna Rachel Machado Paes de Barros
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra