Simulação aerodinamica em tuneis de metro, tipo couraça
Sergio Valdir Bajay
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B167s
Campinas, SP : [s.n.], 1976.
148 f. : il.
Orientador : Joaquim Severino de Paiva Netto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas
Resumo: Este trabalho visa. primordialmente. fornecer uma ferramenta operacional para a analise do arrasto aerodinâmico e do sistema de ventilação em túneis de metrô, tipo couraça. Para isto, necessitou-se combinar o efeito de pistão com a ventilação forçada. utilizando a curva real de velocidades...
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Resumo: Este trabalho visa. primordialmente. fornecer uma ferramenta operacional para a analise do arrasto aerodinâmico e do sistema de ventilação em túneis de metrô, tipo couraça. Para isto, necessitou-se combinar o efeito de pistão com a ventilação forçada. utilizando a curva real de velocidades do trem, a curva característica dos ventiladores, e uma simulação dos efeitos da saída de exaustão e poço de alívio. A velocidade e pressão do ar, nesta abordagem. são funções do tempo e da distancia ao longo do túnel, obtidas para um intervalo de tempo, que pode compreender a passagem de vários trens consecutivos com o mesmo espaçamento entre si. Como ferramenta básica, empregou-se o método das características, juntamente com correlações numéricas, para as perdas e carga na região próxima ao trem, contando-se para isto com relações e dados experimentais de trabalhos correlatos. O estudo em questão pode constituir-se na base de um caminho para otimização de tópicos, tais como: dimensionamento, faixa de operação estável e controle dos ventiladores de exaustão, principalmente em situações de falha ou emergência; configuração geométrica e posicionamento da saída de exaustão e poço de alivio; abertura e fechamento do poço de alívio; performance aerodinâmico do trem; etc. O programa numérico, para computador digital, é montado de forma a cobrir uma ampla faixa operacional, além de possibilitar um posterior acoplamento com sistemas de ventilação, em estações e túneis de dupla via. Para efeito de ilustração, o programa é aplicado em um dos trechos em couraça da linha Norte-Sul, do Metrô de são Paulo
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Abstract: not informed
Simulação aerodinamica em tuneis de metro, tipo couraça
Sergio Valdir Bajay
Simulação aerodinamica em tuneis de metro, tipo couraça
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