De menina a modelo, entre modelo e menina : genero, imagens e experiencia
Fabiana Jordão Martinez
TESE
Português
T/UNICAMP M366d
[From girl to professional model, between girl and proffessional model]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
404 p. : il.
Orientador: Maria Suely Kofes
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Esta tese analisa as especificidades da experiência de se tornar modelo profissional. Ela parte da hipótese central de que estas são embasadas na esteira da permanência de duas associações culturais tradicionais _ feminino e corpo, consumo e gênero _ inscrevendo uma modalidade atualizada e...
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Resumo: Esta tese analisa as especificidades da experiência de se tornar modelo profissional. Ela parte da hipótese central de que estas são embasadas na esteira da permanência de duas associações culturais tradicionais _ feminino e corpo, consumo e gênero _ inscrevendo uma modalidade atualizada e específica de apropriação mercantil do feminino. Para tanto, apresenta duas partes. Primeiro, a contextualização histórica e sócio-cultural destas experiências. Assim, oferece uma análise das
lógicas vigentes no consumo e sua relação na produção social da modelo profissional, bem como
um percurso histórico através da moda, publicidade, da formação das primeiras agências de
modelos no Brasil e no mundo _ destacando a associação entre comportamento feminino e
consumo. Segundo, partindo da noção de trajetória, oferece uma análise das experiências através
dos relatos de modelos profissionais em diferentes momentos de suas carreiras. Parte-se do
pressuposto de que esta é vivenciada através das noções de "destituição" e "restituição" subjetivas.
Analisando as relações (de identidade e alteridade) entre modelos, imagens e consumo, busca-se
promover uma reflexão a respeito de gênero, subjetividade, performance, corpo, imagem,
estereótipos e consumo vislumbrando as possibilidades analíticas, contingências e limites das
teorias pós-modernas.
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lógicas vigentes no consumo e sua relação na produção social da modelo profissional, bem como
um percurso histórico através da moda, publicidade, da formação das primeiras agências de
modelos no Brasil e no mundo _ destacando a associação entre comportamento feminino e
consumo. Segundo, partindo da noção de trajetória, oferece uma análise das experiências através
dos relatos de modelos profissionais em diferentes momentos de suas carreiras. Parte-se do
pressuposto de que esta é vivenciada através das noções de "destituição" e "restituição" subjetivas.
Analisando as relações (de identidade e alteridade) entre modelos, imagens e consumo, busca-se
promover uma reflexão a respeito de gênero, subjetividade, performance, corpo, imagem,
estereótipos e consumo vislumbrando as possibilidades analíticas, contingências e limites das
teorias pós-modernas.
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Abstract: This thesis examines the specific experience of becoming professional model. The general theme
of this study deals with two traditional cultural associations _ women and body, consumption and
gender _ constituting a specific and update modality of market appropriation of the idea of "... Ver mais Abstract: This thesis examines the specific experience of becoming professional model. The general theme
of this study deals with two traditional cultural associations _ women and body, consumption and
gender _ constituting a specific and update modality of market appropriation of the idea of " the
feminine". This modality is often extended to the way subjectivities and life-stories are made and
structured, giving rise to the question: is it possible to think of oneself as subject when being
appropriated as an object? Thus, this thesis is divided in two parts. First, the contextualization of the
field, the "modelling market" through the history, concepts, approaches and discourses on
consumption, fashion and advertising and its relationship with the emergence and the social
production of professional models. Second, based on the concept of trajectory, this study offers an
analysis of experiences through classes, relations and processes that emerge in reports of models at
different moments of their careers. Analyzing the relations (of identity and otherness) among
models, images and consumption, the present work aims to promote a discussion about gender,
subjectivity, performance, body, image, stereotypes and consumption, foreseeing analytical
possibilities, contingencies and the limits of theories on gender.
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of this study deals with two traditional cultural associations _ women and body, consumption and
gender _ constituting a specific and update modality of market appropriation of the idea of "... Ver mais Abstract: This thesis examines the specific experience of becoming professional model. The general theme
of this study deals with two traditional cultural associations _ women and body, consumption and
gender _ constituting a specific and update modality of market appropriation of the idea of " the
feminine". This modality is often extended to the way subjectivities and life-stories are made and
structured, giving rise to the question: is it possible to think of oneself as subject when being
appropriated as an object? Thus, this thesis is divided in two parts. First, the contextualization of the
field, the "modelling market" through the history, concepts, approaches and discourses on
consumption, fashion and advertising and its relationship with the emergence and the social
production of professional models. Second, based on the concept of trajectory, this study offers an
analysis of experiences through classes, relations and processes that emerge in reports of models at
different moments of their careers. Analyzing the relations (of identity and otherness) among
models, images and consumption, the present work aims to promote a discussion about gender,
subjectivity, performance, body, image, stereotypes and consumption, foreseeing analytical
possibilities, contingencies and the limits of theories on gender.
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Kofes, Maria Sueli, 1949-
Orientador
Maluf, Sonia Weidner
Avaliador
Almeida, Heloisa Buarque de, 1965-
Avaliador
Maroni, Amneris Angela, 1951-
Avaliador
Machado, Igor Jose de Renno
Avaliador
De menina a modelo, entre modelo e menina : genero, imagens e experiencia
Fabiana Jordão Martinez
De menina a modelo, entre modelo e menina : genero, imagens e experiencia
Fabiana Jordão Martinez
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