Analise do processo de rastreamento automatico de jogadores em esportes coletivos
Misuta, Milton Shoiti
TESE
Português
T/UNICAMP M691a
[Analysis of the automatic tracking of players in collective sports]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
129 p. : il.
Orientador: Ricardo Machado Leite de Barros
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de rastreamento automático de jogadores implementado no Sistema Dvideo em esportes coletivos. Os objetivos específicos consistiram em analisar os processos de aquisição, calibração/reconstrução e medição automática. Para isto, a análise foi...
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Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de rastreamento automático de jogadores implementado no Sistema Dvideo em esportes coletivos. Os objetivos específicos consistiram em analisar os processos de aquisição, calibração/reconstrução e medição automática. Para isto, a análise foi realizada com base em 5 jogos de futebol em quatro diferentes estádios. Sendo que os jogos do mesmo estádio referem-se a um jogo diurno e um jogo noturno. O método foi aplicado, também, em um jogo de handebol. A eterminação de um fator (ângulo beta) relacionado ao posicionamento da câmera possibilitou a caracterização do mesmo em diferentes estádios e apresentou-se como um parâmetro objetivo de comparação para os variados locais de filmagem. A calibração realizada neste trabalho apresentou boa acurácia e confiabilidade, pois apresentou erro médio de 0,2 (±0,1)m na determinação da posição e erro médio de 0,3 (±0,1)% na determinação da distância percorrida dos jogadores (n=10). O percentual de rastreamento automático para os cinco jogos de futebol foi de J-1 (93,8%), J-2 (84,8%), J-3 (88,5%), J-4 (77,6%) e J-5 (86,0%). Nos cinco jogos analisados, o erro médio encontrado na determinação de distância percorrida dos jogadores (n=50) foi de 2,2 (±1,7)%. O resultado da Three-way ANOVA mostrou que o fator ângulo beta influiu significativamente na taxa de rastreamento automático. Esta influência está baseada no fato de que valores baixos do ângulo beta estão
relacionados à maior incidência das situações de junção entre jogadores. O percentual de automatização (66%) foi mais baixo para o handebol, mas é um importante resultado visando o desenvolvimento do método para ser aplicado em diferentes modalidades coletivas. A avaliação de cada processo realizada neste estudo trouxe resultados consistentes pelo percentual de automatização apresentado, pelos valores encontrados dos erros aceitáveis e comparáveis aos valores relatados na literatura e pelo fato de que todas as partidas oficiais foram de campeonatos da primeira divisão do futebol brasileiro. Considerando a taxa de rastreamento automático médio de 86,1% e o erro relativo na determinação da distância percorrida de 2,2 (±1,7)%, podese inferir que os resultados experimentais desse estudo mostraram a aplicabilidade, a confiabilidade e a consistência do referido método, diante de diferentes condições apresentadas nos cinco jogos para a obtenção da trajetória dos jogadores.
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relacionados à maior incidência das situações de junção entre jogadores. O percentual de automatização (66%) foi mais baixo para o handebol, mas é um importante resultado visando o desenvolvimento do método para ser aplicado em diferentes modalidades coletivas. A avaliação de cada processo realizada neste estudo trouxe resultados consistentes pelo percentual de automatização apresentado, pelos valores encontrados dos erros aceitáveis e comparáveis aos valores relatados na literatura e pelo fato de que todas as partidas oficiais foram de campeonatos da primeira divisão do futebol brasileiro. Considerando a taxa de rastreamento automático médio de 86,1% e o erro relativo na determinação da distância percorrida de 2,2 (±1,7)%, podese inferir que os resultados experimentais desse estudo mostraram a aplicabilidade, a confiabilidade e a consistência do referido método, diante de diferentes condições apresentadas nos cinco jogos para a obtenção da trajetória dos jogadores.
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Abstract: The aim of this research was to analyze the automatic tracking process of the players in collective sports developed in the Dvideo System. The specific aims consisted of analyzing the acquisition, calibration/reconstruction and automatic tracking processes. For this, the evaluation was...
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Abstract: The aim of this research was to analyze the automatic tracking process of the players in collective sports developed in the Dvideo System. The specific aims consisted of analyzing the acquisition, calibration/reconstruction and automatic tracking processes. For this, the evaluation was accomplished based on 5 soccer games in four different stadiums. In the same stadium, one of the games was played in daytime and the other one was played at night. The method was also applied in a handball game. The determination of a factor (beta angle) related to the positioning of the camera made possible the characterization in different stadiums and it can be an objective parameter of comparison among the stadiums. The calibration performed in this work presented accuracy and reliability, because it presented mean error of 0,2 (±0,1)m in the determination of the position and mean error of 0,3 (±0,1)% in the determination of the distance covered by the players (n=10). The percentage of automatic tracking for the five soccer games were J-1 (93,8%), J-2 (84,8%), J-3 (88,5%), J-4 (77,6%) and J-5 (86,0%). Considering the five games, the mean error found in the determination of the distance covered by the players (n=50) was of 2,2 (±1,7)%. The statistical procedure three-way analysis of variance (ANOVA) showed that the factor beta angle influenced significantly on the percentage of automatic tracking. This is based on the fact that low value of the angle beta is related to the incidence of the occlusion among players in the image. The percentage of automatic tracking (66%) was lower in a handball game, but it showed to be an important result considering the development of this method to be applied in different sports. The evaluation of each process performed in this study presented consistent results of the percentage of automatic tracking and the relative error in the determination of the distance covered was acceptable and it was comparable to the errors presented in the literature.
Furthermore, all of the games were in the Brazilian First Division Championship. Considering the percentage of the automatic tracking (86,1%) and the relative error in the determination of the distance covered of 2,2 (±1,7)%, it can be inferred that the experimental results presented in this study showed the applicability, the reliability and the consistence of the referred method, due to different conditions presented in the five games for the obtaining of the players' trajectory.
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Furthermore, all of the games were in the Brazilian First Division Championship. Considering the percentage of the automatic tracking (86,1%) and the relative error in the determination of the distance covered of 2,2 (±1,7)%, it can be inferred that the experimental results presented in this study showed the applicability, the reliability and the consistence of the referred method, due to different conditions presented in the five games for the obtaining of the players' trajectory.
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Barros, Ricardo Machado Leite de, 1961-
Orientador
Figueroa, Pascual Jovino
Avaliador
Gobatto, Claudio Alexandre, 1964-
Avaliador
Anido, Ricardo de Oliveira, 1956-
Avaliador
Cunha, Sergio Augusto, 1959-
Avaliador
Analise do processo de rastreamento automatico de jogadores em esportes coletivos
Misuta, Milton Shoiti
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Misuta, Milton Shoiti
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