A relação cliente-fornecedor no marketing industrial
Raquel Keiko de Sales Andrade
TCC
Português
TCC/UNICAMP An24r
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
46 f.
Orientador:Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: As mudanças no cenário mundial dos últimos trinta anos tiveram impacto significante nas estruturas organizacionais das empresas inseridas no mercado business-to-business. Diante da ampliação da concorrência, a maioria delas encontrou como alternativa de sobrevivência estratégias de...
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Resumo: As mudanças no cenário mundial dos últimos trinta anos tiveram impacto significante nas estruturas organizacionais das empresas inseridas no mercado business-to-business. Diante da ampliação da concorrência, a maioria delas encontrou como alternativa de sobrevivência estratégias de estreitamento das relações com seus clientes e fornecedores, além da formação das redes de empresas. Essas redes e relações são estabelecidas no longo prazo, e garantem o desenvolvimento de vantagens competitivas, como por exemplo: inovações técnicas e de processos produtivos, diminuição dos custos de produção, exploração/entrada de novos mercados, etc. Nesse sentido, o IMP Group desenvolveu modelos dinâmicos para a análise da evolução dessas redes e relações, além de pesquisas empíricas cujo foco era as vantagens competitivas adquiridas com as novas estratégias. O objetivo do trabalho é tratar do impacto dessas mudanças para as estratégias de relacionamento das empresas no mercado business-to-business, utilizando como embasamento teórico os estudos do IMP Group, além de ressaltar a particularidade da estratégia nesse tipo de mercado.
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Abstract: Not informed
A relação cliente-fornecedor no marketing industrial
Raquel Keiko de Sales Andrade
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