Reflexões sobre a ação do professor de educação fisica na educação infantil
Luciana Dias de Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP Ol4r
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
153 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Neste trabalho nos propusemos a analisar a prática do professor de educação física na educação infantil em escolas da rede pública municipal da cidade de Vinhedo e, assim, refletir se os conhecimentos adquiridos na formação acadêmica e a bagagem pessoal promovem o respaldo indispensável para...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho nos propusemos a analisar a prática do professor de educação física na educação infantil em escolas da rede pública municipal da cidade de Vinhedo e, assim, refletir se os conhecimentos adquiridos na formação acadêmica e a bagagem pessoal promovem o respaldo indispensável para a atuação desses profissionais no contexto da educação infantil. A partir dessa idéia central procuramos compreender a relação da rede pública de ensino com a área da educação física e quais as dificuldades surgidas na prática docente. Nesse sentido, nos aproximamos da prática do especialista no contexto da educação infantil. Foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo para investigar através de entrevista semi-estrutura e observações de aula a prática do professor de educação física nesse âmbito educacional. Foram pesquisados três professores de educação física durante o período de abril a junho de 2008, em 4 visitas a cada um deles, sendo que em cada dia de visita foram observadas, por sujeito, três a quatro aulas, somando 41 aulas observadas. A pesquisa nos mostrou que a formação acadêmica dos sujeitos oferece poucas disciplinas específicas que tratam da educação física na educação infantil. Os professores buscam atualizar seus conhecimentos para iniciar a prática docente na educação infantil. Esta atualização se respaldou na busca de teorias que os auxiliassem em seu trabalho com as crianças. A busca por teorias específicas da Educação Física na Educação Infantil e a tarefa de transposição da teoria à prática tornou-se uma das dificuldades discutidas nesse trabalho. Mas constatamos que em torno destas existiam outras dificuldades que interferem no trabalho interdisciplinar da educação física na educação infantil, que se trata da relação de ambas as áreas e seus atores, desde a professora de sala até a rede municipal de educação. Constatamos a fragmentação do conhecimento às crianças, que não faz parte somente da postura do profissional de educação física, mas de todo o universo educacional em que está inserida essa prática. Através dessa investigação apontamos a necessidade de preparar melhor os professores, especialistas ou não, para uma prática interdisciplinar. Além disso, consideramos que as escolas de educação infantil devem estar atentas à disciplinarização que vem ocorrendo neste âmbito educacional, em que a maior prejudicada é a criança
Ver menos
Abstract: In this study we intend to analyse the practice of the physical education teacher in pré-elementary city schools in the municipality of Vinhedo . We also intend to ponder whether the knowledge acquired by the teachers in the academic environment and their personal knowledge promote the...
Ver mais
Abstract: In this study we intend to analyse the practice of the physical education teacher in pré-elementary city schools in the municipality of Vinhedo . We also intend to ponder whether the knowledge acquired by the teachers in the academic environment and their personal knowledge promote the essential assistance for the work of these professionals in the context of childhood education. From this central idea we try to understand the relationship between the teaching in public schools and the area of physical education and which problems arose in the teaching practice. In this sense, we approach the practice of the specialist in the context of childhood education. A field work of qualitative character was carried out to investigate through semi-structured interviews and observation of the class practice of the physical education teacher in this educational universe. Three physical education teachers were investigated from April to June of 2008. Each one of them received four of our visits and in each of them three to four classes were observed adding up to 41 classes observed. The research showed us that the academic formation of the subjects offers few courses that deal specifically with childhood education. The teachers try to update their knowledge to initiate the teaching practice in childhood education... This effort to keep up-to-date was based on the search of theories that would help them to work with children. The search for specific theories based on the Physical Education and Childhood Education, and the task of transposition of the theory into the practice carne to be one of the problems discussed in this study. We have noticed that there are other difficulties that interfere in the interdisciplinary work between physical education and childhood education which is the relationship of both areas and their actors, that is, the city schools and the teachers who work there. We have observed the fragmentation of the knowledge passed on to the children, which is related not only to the actuation of the physical education professionals but also to the whole educational universe in which this practice is inserted. Through this investigation we point out the necessity for better prepared teachers, specialist or not, for an interdisciplinary practice. Besides, we consider that schools responsible for the education of children must be on the alert for the fragmentation of disciplines which is happening in this educational sphere and which punishes especially the children
Ver menos
Reflexões sobre a ação do professor de educação fisica na educação infantil
Luciana Dias de Oliveira
Reflexões sobre a ação do professor de educação fisica na educação infantil
Luciana Dias de Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra