O olhar dos formandos de educação fisica acerca do jogo e das relações humanas
Ana Carolina Carnielli
TCC
Português
TCC/UNICAMP C217o
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
55 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Vivemos em tempos em que milhares de informações nos batem às nossas pastas a todo o momento, tempos em que o tudo pode se tornar objeto de consumo, inclusive o corpo. Toda a dinâmica deste contexto nos faz esquecer quem somos nós, o que sentimos, quais são os nossos reais desejos....
Ver mais
Resumo: Vivemos em tempos em que milhares de informações nos batem às nossas pastas a todo o momento, tempos em que o tudo pode se tornar objeto de consumo, inclusive o corpo. Toda a dinâmica deste contexto nos faz esquecer quem somos nós, o que sentimos, quais são os nossos reais desejos. Precisamos nos questionar sobre qual é a nossa posição no mundo, precisamos entender qual é a nossa condição humana, o que significa sermos humanos, e de que forma essa condição vem sendo vista nos dias atuais. Isso é importante para que possamos nos conscientizar de que somos seres atuantes, até certo ponto repensáveis pelo contexto em que vivemos. Entender a nossa condição humana se faz necessário para que possamos reconhecer no próximo um ser semelhante a nós, e quem sabe assim, construir relações interpessoais mais humanas e solidárias. Este trabalho pode, e até mesmo com propriedade, começar a acontecer dentro das escolas. Hoje, as escolas apresentam um ambiente no qual as crianças são controladas o tempo todo e é na aula de Educação Física que elas encontram um ambiente um pouco mais livre para se expressar, um ambiente divertido e repleto de prazer. O jogo tem sido o conteúdo mais aplicado nessas aulas e pode nos trazer imensas possibilidades para o trabalho com base no ensino da condição humana. Se tudo o que somos e aprendemos passa pelo nosso corpo se torna óbvio que um plano pedagógico que tenha como base a corporeidade se pode ser muito eficiente. E neste sentido o jogo se potencializa enquanto ferramenta pedagógica No entanto, o jogo por si só pode não cumprir esse papel, é necessário que haja um trabalho direcionado de conscientização por parte de quem promove o jogo e um desejo de quem joga. Para que possamos utilizar o jogo no ensino da condição humana dentro das escolas, é necessário que os professores de Educação Física tenham consciência das possibilidades oferecidas e que estejam preparados para lidar com as situações diversas, espontâneas e inesperadas que poderão surgir. Este trabalho verifica de que forma os formandos da Faculdade de Educação Física da Unicamp percebem as possibilidades que o jogo oferece no trabalho com as relações humanas
Ver menos
Abstract: We live in times where thousands of information in fighting for our proposals at all times, times in which everything can become objects of consumption, including the body. The whole dynamic of this context makes us forget who we are, what we feel, what are our real desires. We must ask...
Ver mais
Abstract: We live in times where thousands of information in fighting for our proposals at all times, times in which everything can become objects of consumption, including the body. The whole dynamic of this context makes us forget who we are, what we feel, what are our real desires. We must ask ourselves what is our position in the world, we need to understand what is our human condition, which means we are human, and how that condition is being seen today. This is important for us to the awareness that we are being active to some extent repensaveis by the context in which we live. Understand our human condition is necessary for us to recognize in a nearby look like us, and who knows well, build interpersonal relationships and more human solidarity. This may work, and even with ownership, start to happen within the schools. Today, schools have an environment in which children are supervised at all times and is in the class of Physical Education that they are an environment a bit more free to express themselves, an environment full of fun and pleasure. The game has been the most content and applied those lessons can we bring enormous opportunities for work-based education of the human condition. If everything we learned and we are passing through our body becomes clear that an educational plan that has as a basic body can be very efficient. And in this sense the game is as a potential educational tool, however, the post game itself can not fulfill that role, there must be a work directed by awareness on the part of who promotes the game and a desire to play whom. So that we can use in teaching the game of the human condition inside the school, it is necessary that the teachers of Physical Education are aware of the possibilities offered and are prepared to deal with different situations, spontaneous and unexpected that may arise. This paper notes how the trainees of the Faculty of Physical Education Unicamp realize the possibilities that the game offers in working with human relations
Ver menos
O olhar dos formandos de educação fisica acerca do jogo e das relações humanas
Ana Carolina Carnielli
O olhar dos formandos de educação fisica acerca do jogo e das relações humanas
Ana Carolina Carnielli
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra