Jogos cooperativos : questionamentos rumo a uma transformação
Ana Carolina dos Santos Gomes
TCC
Português
TCC/UNICAMP G585j
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
65 p.
Orientador: Joaquim Francisco de Lira Neto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalho trata dos Jogos Cooperativos com uma visão diferente das conhecidas teorias sobre o assunto. Enquanto estas tentam, muitas vezes, apenas remediar as consequências da competição, este trabalho faz o questionamento de qual sua origem. Este questionamento exige que se pense...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho trata dos Jogos Cooperativos com uma visão diferente das conhecidas teorias sobre o assunto. Enquanto estas tentam, muitas vezes, apenas remediar as consequências da competição, este trabalho faz o questionamento de qual sua origem. Este questionamento exige que se pense na atual sociedade na qual vivemos, como chegamos até este ponto e quais as consequências de continuarmos a reproduzir um tipo de sociedade que na verdade não necessita de ganhadores, mas sim de derrotados. A pesquisa tem como apoio conceitos marxistas de homem, de sociedade, de Educação Física e de escola. A parte prática é caracterizada como uma pesquisa participativa e foi realizada em uma escola estadual na região rural do município de Campinas, tendo como sujeitos 27 discentes de uma turma de oitava série, tendo em média 14 e 15 anos. A coleta de dados foi feita através da aplicação de dois questionários e entre eles, a aplicação de um jogo, jogado inicialmente de forma competitiva e logo após, de forma cooperativa. Assim que terminadas as duas formas de jogo foram feitas algumas perguntas aos alunos, para que pudéssemos ter uma outra fonte de informações que não somente a escrita. Em poucas linhas, podemos dizer que não é muito claro aos discentes a diferença fundamental entre uma cooperação usada na sociedade capitalista e uma cooperação transformadora, chegando até a causar implicações no entendimento do que realmente é um jogo cooperativo. Este fato deve ser analisado de forma ampla, pois tanto na Educação Física escolar quanto nos jogos do cotidiano dos sujeitos da pesquisa, não é muito presente uma outra forma de jogar que não a competitiva. Isto também acontece com teorias sobre o jogo, como no caso de Vygotsky que comenta somente sobre jogos competitivos. Tendo como motivo maior destes acontecimentos a relação dominante em última instância da infra-estrutura. Finalmente, defendemos o uso de Jogos Cooperativos como conteúdo de uma Educação Física escolar comprometida com uma transformação da sociedade, esta construída coletiva e conscientemente, não na base do mérito, mas sim no acesso igualitário
Ver menos
Abstract: Ce travail traite de la Coopérative des Jeux avec un point de vue différent des théories connues sur le sujet. Même si elles essaient, souvent seulement de remédier aux effets de la concurrence, ce travail est la remise en cause de ce que leur origine. Cette question nous oblige à penser...
Ver mais
Abstract: Ce travail traite de la Coopérative des Jeux avec un point de vue différent des théories connues sur le sujet. Même si elles essaient, souvent seulement de remédier aux effets de la concurrence, ce travail est la remise en cause de ce que leur origine. Cette question nous oblige à penser dans la société actuelle dans laquelle nous vivons, comment pouvons-nous arriver à ce point et les conséquences de continuer à jouer un type de société qui en fait n'a pas besoin de gagnants, mais de vaincu. La recherche est d'appuyer les concepts marxistes de l'homme, de la société, de l'éducation physique et de l'école. La partie pratique est caractérisée comme la recherche participative et a eu lieu dans une école publique située dans la région rurale de la ville de Campinas, avec 27 étudiants en tant que sujets d'une classe de huitième année, en prenant en moyenne 14 et 15 ans. La collecte des données a été fait par la mise en oeuvre de deux questionnaires et entre eux, l'application d'un jeu, initialement joué dans un contexte de concurrence et peu de temps après, de manière coopérative. Une fois que nous avons terminé les deux formes de jeu ont posé des questions aux élèves afin que nous puissions avoir une autre source d'information non seulement à écrire. En quelques lignes, nous pouvons dire que ce n'est pas très clair aux étudiants la différence fondamentale entre la coopération utilisée dans une société capitaliste et un secteur coopératif, des implications dans la compréhension de la cause de ce qui est vraiment un jeu coopératif. Ce fait devrait être étudiée dans les grandes, parce que les deux en éducation physique à l'école que les jeux quotidiens des sujets de la recherche, n'est-ce pas une autre façon de jouer de la concurrence. Cela arrive aussi que les théories sur le jeu, tels que Vygotsky a dit que seuls les jeux sur la concurrence. Compte tenu de ces événements comme une raison de plus dominante en fin de compte la relation de l'infrastructure. Enfin, nous préconisons le recours à la Coopérative des Jeux en tant que contenu de l'éducation physique de l'école attachée à une transformation de la société, le collectif et construit consciemment, et non pas sur la base du mérite, mais sur l'égalité d'accès
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000437541
Jogos cooperativos : questionamentos rumo a uma transformação
Ana Carolina dos Santos Gomes
Jogos cooperativos : questionamentos rumo a uma transformação
Ana Carolina dos Santos Gomes
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra